Siga o OTD

Maratona Aquática

Ana Marcela e Diogo Vilarinho vencem etapa do Brasileiro de maratona aquática

A primeira etapa do 22º Campeonato Brasileiro e da 4ª Copa Brasil de Maratonas Aquáticas aconteceram na manhã deste domingo, dia 19/03, no Trapiche dos Pescadores, praia de Porto Belo, em Santa Catarina. Diogo Villarinho, do Minas Tênis Clube, e Ana Marcela Cunha, do Unisanta, conquistaram as medalhas de ouro, da competição de abertura do calendário nacional, após contornarem a Ilha de Porto Belo, em prova de cinco quilômetros.

Entre os homens, Diogo venceu a disputa com 57 minutos e 29 segundos. Completaram o pódio Fernando Pontes, do Grêmio Náutico União, com 57m36, e Victor Colonese, da Unisanta, 57m37. Em uma chegada bem disputada, Diogo, que nadou todo percurso no primeiro pelotão, assumiu a liderança no sprint final, após o contorno da última boia.

“Estou muito feliz, tivemos uma chegada bem acirrada e eu ganhei no detalhe, em uma prova de inteligência. Foquei muito na estratégia, comecei dosando bem o ritmo, no meio do pelotão, diferente do que normalmente faço. No final acelerei e arrisquei um pouco, deu certo. Voltei ha uma semana de Abu Dhabi, ainda competi em Minas durante nos últimos dias, então foi um pouco corrido, mas bom, nadei muito bem. Este é um ano de recomeço no Minas, depois de um ano voltei pra casa, e o trabalho com o Sergio (Marques, treinador da equipe) é bem recente, mas já está dando certo. O resultado da Copa do Mundo foi bom (20º lugar) e está vitória me da mais confiança para continuar em busca dos meus objetivo”, analisou Diogo Villarinho.

No feminino, Ana Marcela Cunha assumiu a liderança desde suas primeiras braçadas e após 1h00m53 venceu a competição. Já as demais posições, começaram a ser definidas somente nos últimos 200 metros. Com 1h00m55 e 1h00s57, Betina Lorscheitter e Viviane Jungblut, ambas do Grêmio Náutico União, garantiram a segunda e terceira posições, respectivamente. Quem também esteve no pelotão principal durante toda a prova e terminou na quarta colocação foi, a estreante no circuito nacional da modalidade, Joanna Maranhão, atleta da Unisanta.

“Vencer é sempre bom, estar no pódio é sempre bom, independente de como estamos fisicamente. Tenho o maior respeito por todas as atletas, por mais que sejamos considerados favoritos, quando estou nadando quero fazer o meu melhor. Tivemos uma chegada forte, no final vi a Joanna lado a lado, sei que é a primeira prova, mas sei que ela é rápida, então coloquei mais força ali no final e deu certo”,  analisou Ana Marcela Cunha.

Ana Marcela esteve representando do Brasil nas duas primeiras etapas da Copa do Mundo FINA, da modalidade, na Argentina (fevereiro) e Abu Dhabi (março), sendo esta ultima realizada no sábado passado, dia 11. Na ocasião Ana terminou na 12ª posição, melhor colocação do Brasil.

“Ainda estava um pouco cansada da viagem, mas tive uma semana para me preparar e poder nadar bem aqui também. Abu Dhabi foi uma prova muito forte, com media de 1m07 a cada cem, bem difícil, seletiva mundial de vários países. Foi importante para termos um noção melhor de como estamos, a nível mundial, e sabemos que ainda temos muito em que melhorar”, completou Ana Marcela.

Na Copa Brasil, Luiz Lima, dos Gladiadores, Rio de Janeiro, foi o primeiro a completar o percurso, com 1h01m44. Entre as mulheres, Alessandra Pereira, do São Bento, foi a primeira a fechar os cinco quilômetros da prova, depois de 1h09m04. Em sua quarta edição, a Copa Brasil, é voltada para o desenvolvimento da modalidade, conta somente com provas de 5 km, e suas categorias são dividas em faixas etárias.

“Essa prova é sempre muito bacana, pelo contorno da Ilha, em que as formas de navegação influenciam muito. Na maratona o principal não é a chuva ou o nublado, mas sim o mar. Hoje aqui a agua estava calma, “flat”, com boa visibilidade e agua entre 24 e 25 graus, nota mil. A Copa Brasil é um “barato”, que além de trazer motivação para o Campeonato Brasileiro ainda tem grande participação e massificação, mas também é acirrada. Esse ano teremos uma briga acirrada, principalmente com o pessoal do circulo militar, de São Paulo, mas o Gladiadores estão treinando bastante”, comentou Luiz Lima.

As próxima etapas do Brasileiro, seletivas para o Mundial de Budapeste, serão nos dias 11 e 13 de maio, com provas de dez e cinco quilômetros, em Foz do Iguaçu. Já Copa Brasil, será no dia 13, no mesmo local.

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Maratona Aquática