Siga o OTD

Tóquio 2020

Guilherme Costa e Allan do Carmo vão ao Pré-Olímpico de maratona aquática

Guilherme Costa, de 22 anos, fundista de piscina,venceu a seletiva de maratona aquática para o Pré-Olímpico, que classificou também Allan do Carmo, de 31

guilherme costa e allan do carmo no pré-olímpico de maratona aquática
Reprodução Canal Olímpico do Brasil

Especialista de provas de fundo na piscina, Guilherme Costa, de 22 anos, conhecido como Cachorrão, surpreendeu aos concorrentes mais experientes da maratona aquática e venceu a seletiva para o Pré-Olímpico, disputada em Piraí, no Rio de Janeiro. Além dele, o experiente Allan do Carmo, de 31 anos, que ficou em segundo lugar, também vai tentar a vaga na prova de qualificação olímpica que vai ser disputada em maio, em Fukoka, no Japão.

“Estou muito feliz com essa conquista. Claro que meu foco maior sempre foi a piscina, mas consegui encaixar a Maratona Aquática no meu programa e agora consegui essa vitória que me deixa ainda mais empolgado tanto para a Seletiva Olímpica de Natação, quanto para o Pré-Olímpico de Maratona”, contou o nadador.

Guilherme Costa venceu a prova em 1h46min39 para conquistar a vitória. Depois de uma disputa muito equilibrada ao longo dos 10 km, o nadador disparou nio sprint final para conseguir a vitória, seguido por Allan do Carmo e por Diogo Vilarinho, que terminou em terceiro lugar.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Depois da prova, o resultado oficial demorou a sair porque houve um protesto contra Guilherme Costa. O vencedor foi acusado de ter ficado em pé, o que é permitido, na hora de se alimentar, mas de ter tomado impulso para voltar à corrida, atitude que contraria o regulamento.

O protesto foi analisado pela arbitragem, que, no entanto, decidiu manter o resultado com Guilherme Costa e Allan do Carmo classificados para defender o Brasil no Pré-Olímpico de maratona aquática. Por enquanto, a modalidade tem apenas Ana Marcela Cunha classificada para os Jogos e os dois primeiros colocados da seletiva deste sábado são a esperança masculina do Brasil para ter mais um representante nos Jogos.

Mais em Tóquio 2020