Siga o OTD

Levantamento de Peso

Giovanna Tavares fica em 7º no Mundial Sub-17

Estreante, Giovanna Tavares termina em 7º lugar no Mundial Sub-17, a 6kg do pódio

Giovanna Tavares Mundial sub-17 levantamento de peso
Giovanna Tavares foi prata no Sulinha deste ano (Foto: Arquivo/William Lucas/COB)

Giovanna Tavares foi o Brasil na disputa do Campeonato Mundial Sub-17 de Levantamento de Pesos. A representante única do país na competição foi à plataforma nesta segunda-feira (13) para disputar a categoria feminina para 49kg. Em León, no México, a brasileira cumpriu 147kg, sendo 65kg no arranco e 82kg no arremesso, o que rendeu a ela a sétima colocação geral.

A pesista do Esporte Clube Pinheiros fez em solo mexicano a sua segunda aparição em campeonatos internacionais e, caso tivesse repetido as suas melhores marcas pessoais (70kg no arranco e 87kg no arremesso), teria subido ao pódio no evento. Sua primeira aparição foi nos Jogos Sul-Americanos da Juventude Rosario 2022, quando faturou a prata.

Apesar de ser debutante em Mundiais, a brasileira ficou apenas seis quilos atrás do erguido pela terceira colocada geral do torneio, que foi ocupado pela atleta da casa, Joseline Lopez Gonzalez, com 153kg. O ouro da carga total foi para a representante da Indonésia, Luluk Wijayana, que cumpriu 170kg, e a prata foi faturada pela polonesa Oliwia Drzazga (161kg).

Avaliação do treinador

“Foi uma boa participação da Giovanna, seu segundo campeonato internacional em que enfrentou um Campeonato Mundial, ficando na sétima posição de 13 atletas em disputa. Ela não obteve seus melhores resultados pessoais aqui e se mostrou muito tensa na plataforma de competição”, avaliou o treinador Alex Tozzi, que acompanhou a atleta no Mundial Sub-17.

“A Giovanna é uma jovem e talentosa atleta que tem um caminho longo pela frente, mas que estava em um dia ruim, muito ansiosa, o que é normal pela pouca experiência internacional. Ela acabou falhando, o que custou as medalhas no Mundial”, acrescentou.

Como foi a prova

A estreia de Giovanna Tavares na plataforma mexicana foi com 64kg à barra para o arranco. Ela foi confiante para a ação, mas falhou na sua primeira tentativa. O mesmo peso foi mantido para o segundo intento, porém a atleta voltou a não completar o movimento. A brasileira subiu a carga para 65kg na derradeira tentativa e, mais concentrada, completou o levantamento.

Com o desempenho, ela terminou o arranco na sétima colocação. A primeira posição ficou com a indonésia Luluk Wijayana, que cumpriu 75kg; a vice-líder foi a polonesa Oliwia Drzazga, com 70kg; enquanto a terceira colocação foi ocupada pela cazaque Darya Balabayuk, que levantou 69kg.

Giovanna retornou aos holofotes para o arremesso. O debute da brasileira no movimento foi com 81kg na barra, tentativa que não obteve validade. Na sequência, ela retornou para erguer o mesmo peso, mas, novamente, não conseguiu levantar. Para o último intento, a pesista do Esporte Clube Pinheiros elevou a carga para 82kg e, dessa vez, logrou êxito.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A atleta verde e amarela repetiu a sétima colocação no arremesso. No movimento, o ouro novamente foi para a pesista da Indonésia, Luluk Wijayana, que executou 95kg em León. A segunda posição do pódio voltou a ser ocupada pela polonesa Oliwia Drzazga (91kg), enquanto a terceira colocação foi para a turca Bahar Kirat com 86kg arremessados.

Futuro promissor

Nova na modalidade, Giovanna Tavares já é medalhista nacional e internacional. Em sua estreia no levantamento de pesos, a brasileira foi para Rosário, na Argentina, disputar os Jogos Sul-Americanos da Juventude, competição em que ficou com a prata em maio. No início deste mês, a pesista prodígio foi campeã sub-20 do Campeonato Brasileiro, disputado em Sete Lagoas (MG).

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Levantamento de Peso