Siga o OTD

Levantamento de Peso

Laura Amaro bate três recordes no Campeonato Brasileiro

Laura Amaro subiu para os 81kg mirando uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris.

Foto: Washington Alves/LightPress/CBLP

O último dia do Campeonato Brasileiro de Levantamento de Pesos foi agitado em Sete Lagoas/MG. Entre os destaques, a vice-campeã mundial Laura Amaro, que subiu de categoria visando os Jogos Olímpicos de Paris, conquistou o ouro na categoria 81 kg batendo três recordes nacionais; já no masculino, o ouro na categoria 102 kg masculino ficou com Serafim Veli. 

Reunindo 149 pesistas e disputado na plataforma mais moderna da América Latina, o Campeonato Brasileiro de Levantamento de Peso Adulto e Sub-20 teve suas provas realizadas no ginásio do Centro Universitário da UNIFEMM, em Sete Lagoas (MG). Todas as categorias foram transmitidas ao vivo pelo Facebook da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos.

Estreante nos 81 kg

Laura Amaro chegou demarcando território em seu novo espaço. Primeiro, ergueu 106 kg no arranco. Depois, 131 kg no arremesso. Assim, ela chegou a um total combinado de 237 kg, ou seja, 46 kg a mais do que a segunda colocada Thainara Figueiredo, que alçou 183 kg durante a competição. A medalhista de bronze foi Beatriz Martinho, com 182 kg no total.

+Nathasha Rosa quebra recorde nacional no Brasileiro de LPO

“Estou muito feliz. Essa é uma competição de adaptação e consegui aprender muito”, descreveu a campeã brasileira. “Com certeza estou no caminho certo para conseguir a vaga em Paris, que é o meu maior objetivo. Mas independente de acertar ou errar, estou sempre dando o meu melhor e me divertindo nas competições”, finalizou.

Serafim Veli é ouro

Na categoria 102 kg masculino, o campeão Serafim Veli foi econômico. Dominante, precisou de apenas uma oportunidade em cada prova para ficar com o título brasileiro. E com 150 kg no arranco e 190 kg no arremesso, chegou a um total combinado de 340 kg. Foram 55 kg acima do medalhista de prata, Luis Felipe Outor (285 kg) e 84 kg a mais que o medalhista de bronze, Gabriel Machado Macedo (256 kg).

“Sei que muita gente esperava que eu fizesse mais, até mesmo o recorde brasileiro”, reconheceu o campeão. “Mas, conversando com meu treinador, chegamos à conclusão de que não seria necessário”, acrescentou Veli. Se adaptando a uma nova categoria, o pesista retornou recentemente aos treinos no Brasil, após participar de um treinamento no exterior e tem como foco nesta temporada a participação no Campeonato Pan-Americano, previsto para o mês que vem.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Outros resultados 

No sub-20, Beatriz Martinho ficou com o ouro ao levantar um total de 182 kg, sendo 85 kg no arranco e 95 kg no arremesso. Ingrid Oliveira foi prata, com um total combinado de 148 kg.

Pela mesma categoria, mas no Sub-20, medalha de ouro para Akassis da Silva, do Amazonas, com total combinado de 212 kg. Apenas um a mais do que o medalhista de prata, Lucas de Souza, com 211 kg.

Na categoria +87 kg feminino, Taiane Justino faturou as medalhas de ouro das categorias adulto e sub-20. Isso mesmo se poupando, após retornar recentemente do Campeonato Mundial. “Aqui decidimos só mexer o corpo, brincar um pouquinho”, relatou descontraída. “Ainda não atingi a minha meta de peso, mas quero fazer isso até o fim do ano”, informou a pesista da Mangueira (RJ).

Taiane ergueu um total combinado de 210 kg, sendo 95 kg no arranco e 115 kg no arremesso. Foi competidora solitária no sub-20, mas no adulto teve ao seu lado no pódio a medalhista de prata Karinna Duarte, com seus 183 kg, e a medalhista de bronze Evelyn Silva, que combinou um total de 171 kg.

Na categoria 109 kg masculino, Alan Lima foi o campeão com 280 kg no total combinado. Levantou 135 kg no arranco e 145 kg no arremesso. A prata ficou com o mineiro Yuri Christoni, com 251 kg no total. E o medalhista de bronze foi Carlos Henrique dos Santos, também de Minas Gerais, com 250 kg combinados.

Fechando a competição, os pesos pesados do +109 kg masculino subiram à plataforma em Sete Lagoas, onde o gigante Luís Felipe da Silva foi o grande vencedor. Com 2,01 m e 165 kg, ergueu 141 kg no arranco e 168 kg no arremesso para totalizar 309 kg e faturar a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro.

Todas as categorias foram transmitidas ao vivo pelo Facebook da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos, com um sucesso de audiência e interação. “Estamos trabalhando para dar o melhor aos nossos atletas. Não só os melhores materiais, mas as melhores condições e treinamentos no exterior”, informou Enrique Monteiro, presidente da entidade.

Mais em Levantamento de Peso