Siga o OTD

Levantamento de Peso

Calendário de torneios e lista de índices brasileiros são divulgados

Programação publicada pela CBLP prevê atividades de março até dezembro, sendo que o primeiro torneio será o Pan-Americano Sub-15 e Sub-17, em San Juan, no Porto Rico, entre 4 e 8 de abril

Taiane Justino levantamento de peso agenda índices
Taiane Justino foi destaque na temporada passada (Washington Alves/Light Press/CBLP)

O ano de 2022 começou para o levantamento de peso brasileiro. Nesta segunda-feira (10), a confederação brasileira da modalidade (CBLP) divulgou a agenda de competições e os índices para participação em campeonatos internacionais na temporada recém-inaugurada. Na programação publicada pela entidade, estão previstas atividades de março até dezembro, sendo que o primeiro torneio será o Pan-Americano Sub-15 e Sub-17, em San Juan, no Porto Rico, entre 4 e 8 de abril.

O primeiro Campeonato Mundial a acontecer vai ser o sub-20, que terá como local de competição a cidade de Hersonissos, na Grécia. O evento está marcado para começar em 2 de maio e seguir até o dia 10 do mesmo mês. Em 2021, o Brasil fez história em edições de Mundiais nas mais diversas faixas etárias. No sub-17, Taiane Justino conquistou duas pratas e um bronze, e Júlia Vieira, uma prata. No adulto, Laura Amaro e Amanda Schott obtiveram feitos inéditos ao levaram uma prata e um bronze, respectivamente.

A próxima edição de Mundial sub-17 será em León, no México, e está programada para acontecer entre 11 e 18 de junho. No final do ano, vai ser a vez do Mundial Adulto movimentar o levantamento de peso. Desta vez, o campeonato desembarcará em Chongqing, na China, e perdurará durante todo o mês de novembro.

+ CT recebe Intercâmbio Parapan-Americano de parabadminton

Nacionalmente, o país será palco de dois Campeonatos Brasileiros durante a temporada, ambos ainda sem definição do local de competição. O primeiro está reservado para as categorias adulta e sub-20 e deve acontecer entre maio e junho. O outro tem como previsão de realização o mês de outubro e terá exclusivamente atletas sub-17. O calendário completo pode ser conferido aqui.

O presidente da confederação, Enrique Montero Dias, falou sobre a programação divulgada: “O calendário de 2022 foi pensado e discutido amplamente com a Comissão de Atletas e com nosso corpo técnico, para que existisse um equilíbrio, e os atletas não fossem sobrecarregados”, disse. “Será um ano importante, pois chegaremos na metade do ciclo olímpico e os resultados internacionais e nacionais obtidos nesta temporada nos fornecerão os dados que necessitamos para projetar o desempenho nesta nova etapa”, complementou.

Índices para competições internacionais

Outra lista divulgada pela CBLP foi a dos índices para os campeonatos internacionais do ano. Para a categoria adulta, os pesos mínimos para qualificação para os campeonatos pan e sul-americanos são os mesmos, diferentemente do que ocorria na temporada passada. Para os atletas do sub-20, os índices a serem alcançados para os eventos na América do Sul tomarão como base os pontos Sinclair, sendo requeridos 220 pontos no feminino e 320 pontos no masculino. O mesmo cenário é observado para os pesistas do sub-17, que terão como base os pontos Sinclair para qualificação tanto das competições sul-americanas, mas também para as pan-americanas. No feminino, o mínimo é de 200 pontos, enquanto 300 pontos são exigidos no masculino. Os índices completos podem ser conferidos aqui.

Mais em Levantamento de Peso