Siga o OTD

Levantamento de Peso

Brasil inicia a participação no Pan-Americano nesta quarta-feira (3)

Com presença de 13 pesistas, seleção brasileira vai ser formada por grupo heterogêneo: desde atletas com experiência internacional até os que farão suas estreias

levantamento de peso pan-americano
Primeiro grupo de atletas brasileiros antes do treino em Guayaquil. Foto: Arquivo Pessoal Liliane Menezes.

Depois de boas participações das categorias de base em território estrangeiro, chegou a vez de a seleção brasileira adulta de levantamento de peso entrar em ação internacionalmente no Campeonato Pan-Americano. A competição, que será realizada em Guayaquil, no Equador, conta com a participação de 13 brasileiros, a partir desta quarta-feira (3).

Para o evento no Equador, a equipe brasileira é composta por atletas que terão sentimentos diferentes ao pisarem na plataforma do Pan-Americano. Dentre os 13 selecionados, há aqueles que nunca competiram internacionalmente, como é o caso de Amanda Schott, e aqueles que fazem suas estreias pela categoria adulta fora do Brasil – são os casos de Thiago Silva, Erick Soares, Rafael Mendes, Amanda Silva e Laura Amaro.

Por outro lado, o Brasil também vai contar com pesistas que já têm uma bagagem internacional pela Seleção. Marco Túlio Gregório, Serafim Veli e a olímpica Natasha Rosa se enquadram nessa categoria. Independentemente do quadro em que se encaixam cada atleta, o país vai ser bem representado. É o que garante o técnico Dragos Stanica.

“Na Seleção, vamos ter grupos diferentes. Há aqueles que têm mais experiência, que estão sempre em busca de medalhas não importa onde compitam. Outros farão as suas estreias pelo adulto, e esperamos deles que façam uma boa competição e que tenham resultados consistentes”, disse o treinador.

De volta

Além deles, a competição em Guayaquil marca para três brasileiros o retorno para a seleção brasileira adulta de levantamento de peso. Emily Rosa, Letícia Moraes e Josué Ferreira vão ter no Equador a oportunidade de apresentarem um bom desempenho e se assegurarem nas próximas convocações. Stanica destacou a situação de Josué.

“Há o caso dos atletas que voltam para a Seleção depois de obterem bons resultados novamente e que vão lutar para ficar na elite. No caso do Josué, ele tem total condições, pois ele desceu de categoria e pôde entrar tranquilo já no Top 5, isso é muito importante para nós”, avaliou.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

A competição

A programação inicial do Campeonato Pan-Americano de levantamento de peso prevê que Emily Rosa, Nathasha Rosa e Thiago Silva devem competir já na noite desta quarta-feira (3), mas a tabela definitiva será divulgada apenas após o Congresso Técnico, que acontece na noite desta terça-feira.

Os representantes e suas categorias: Thiago Silva (61kg), Erick Soares (67kg), Josué Ferreira (81kg), Renan Fernandes (89kg), Marco Tulio Gregório (102kg), Serafim Veli (102kg) e Rafael Mendes (+109kg) no masculino, e, Emily Rosa (49kg), Nathasha Rosa (49kg), Letícia Moraes (55kg), Amanda Silva (71kg), Laura Amaro (76kg) e Amanda Shott (87kg) no feminino.

Mais em Levantamento de Peso