Siga o OTD

Levantamento de Peso

Brasil inicia nesta quinta-feira participação no Campeonato Mundial Sub-17

Julia Vieira é a primeira a estrear, na competição para 55kg, enquanto Taiane Justino vai à plataforma na próxima terça-feira, no torneio para +81kg

Julia Vieira Mundial Sub-17 Levantamento de Pesos
Júlia Vieira estreia nesta quinta-feira no Mundial (Washington Alves/Light Press/CBLP)

O Brasil será representado no Campeonato Mundial Sub-17 de levantamento de peso a partir desta quinta-feira (7), a partir do meio-dia, com a participação de Júlia Vieira. Na terça-feira (12), último dia da competição, quem vai para a plataforma é Taiane Justino, às 5h, ambos horários de Brasília. O torneio acontece em Jeddah, na Arábia Saudita, e começou a ser disputado na terça-feira (5). As atletas estão sendo acompanhadas por Dragos Stanica, treinador da seleção brasileira.

Júlia Vieira (55kg) tem como peso de entrada 180kg, segundo maior ao lado da uzbeque Ozoda Hojieva. A maior carga é de Katharine Estep, atleta dos Estados Unidos campeã do Pan-Americano Sub-17, com 185kg. Taiane Justino (+81kg) também tem o segundo maior peso de entrada, 225kg, contra 230kg da cazaque Rufina Chalkarova.

Brasileiro e Pan-Americano

Júlia Vieira vem de um excelente Campeonato Brasileiro, que aconteceu no Rio de Janeiro, em setembro. A pesista saiu com três medalhas: dois ouros, nas disputas sub-17 e sub-20, e um bronze no adulto. Ela levantou 171kg, sendo 77kg no arranco e 94kg no arremesso. Um mês antes, na primeira competição internacional da carreira, cravou 162kg (71kg+91kg) e ficou em sexto lugar no Pan-Americano Sub-17. Julia ressaltou a importância dos dois torneios como ‘esquenta’ para o Mundial Sub-17. “Adquiri muita experiência. Além de ter tido a oportunidade de testar as cargas, a minha maior felicidade foi ver minha evolução mental do Pan-Americano para cá, isso me deu mais confiança e motivação.”

Julia ainda falou sobre o seu bom desempenho no Brasileiro: “O bronze no adulto foi surpreendente para mim. Estar no pódio com a Letícia (Moraes, que ficou com o ouro da categoria) e, principalmente, com uma atleta olímpica, a Nathasha (Rosa, prata no Rio de Janeiro), é a consagração de um trabalho e muita dedicação”.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Taiane Justino também vive uma excelente fase e, com isso, vem se consolidando como uma das promessas do levantamento de peso brasileiro. No Pan-Americano Sub-20, ela conseguiu conquistar três pratas no geral, no arranco e no arremesso por ter somado 214kg (94kg no arranco e 120kg no arremesso). A pesista foi com tudo também para o Brasileiro e, na competição nacional, ela executou perfeitamente o levantamento de 212kg no geral, sendo 97kg no arranco e 115kg no arremesso, o que rendeu os títulos adulto, sub-20 e sub-17 no Rio de Janeiro.

Mais em Levantamento de Peso