Siga o OTD

Levantamento de Peso

Último dia do Campeonato Brasileiro conhece mais quatro pesistas campeões

Taiane Justino, Amanda Schott, Rogério Sousa e Flamarion Soares foram os últimos a serem condecorados com o título da competição disputada no Rio de Janeiro

Flamarion Soares Brasileiro de levantamento de peso
Flamarion Soares venceu a categoria +109kg (Washington Alves/Light Press/CBLP)

O último dia do Campeonato Brasileiro de levantamento de peso conheceu os último quatro campeões na manhã deste domingo (26), na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro. Taiane Justino, na +87kg, Amanda Schott, na 87kg, Rogério Sousa, na 109kg, e Flamarion Soares, na +109kg, foram laureados.

A primeira a conquistar a medalha de ouro foi Taiane, atleta que representará o Brasil no Campeonato Mundial Sub-17, entre 5 e 12 de outubro, em Jeddah, na Arábia Saudita. A atleta do Rio de Janeiro chegou ao título ao levantar 212kg no geral, sendo 97kg no arranco e 115kg no arremesso. As marcas deram a ela, além do título no adulto, o triunfo no sub-17 e no sub-20. “Fiquei bastante feliz com as medalhas, mas, infelizmente, não foi o resultado que eu esperava, eu queria um pouco mais de mim. Fiz a minha melhor marca no arranco e, no arremesso, fiquei longe disso. Porém, o resumo da participação é positivo”, avaliou a campeã do Brasileiro de levantamento de peso.

A prata foi para Samara Santos, do Paraná, que executou 170kg corretamente, sendo 72kg no arranco e 98kg no arremesso. A terceira colocação ficou com Evelyn Silva, de Minas Gerais, que somou 169kg no geral (72kg no arranco e 97kg no arremesso).

Amanda Schott

Amanda Schott, também pesista da casa, somou 230kg no geral ao cumprir 105kg no arranco e 125kg no arremesso. De acordo com a atleta, as marcas alcançadas neste Brasileiro foram abaixo do que ela pode levantar, pois ela não estava se sentindo bem para entregar tudo à plataforma. “Eu fiquei muito nervosa hoje e empolgada demais com a competição ao mesmo tempo. Eu não fiz nem uma parte do planejado, fiz uma carga bem abaixo do meu planejamento, porque eu não estava me sentindo 100% por questões pessoais. A partir de agora, eu quero fazer uma boa preparação para eu ir bem nas próximas competições”, analisou a campeã nos 87kg.

A prata da categoria foi conquistada por Larissa Luz Patrus, de Minas Gerais, que concluiu o movimento de 165kg no geral (75kg no arranco e 90kg no arremesso). O bronze foi faturado por Patricia Cachoeira, do Paraná, por ter levantado 161kg, sendo 73kg no arranco e 88kg no arremesso.

Rogério de Sousa é bicampeão

Nas competições masculinas do Brasileiro de levantamento de peso, Rogério de Sousa conquistou seu bicampeonato. O representante de Minas Gerais somou 316kg, 140kg no arranco e 176kg no arremesso. Ele admitiu que não fez a preparação ideal e ficou feliz com o que apresentou. “Não me preparei muito bem para o campeonato por conta da pandemia. O meu foco agora é outro, estou treinando mais powerlifting, que é um esporte mais de força. Para essa competição, eu tive de fazer uns treinos rápidos para defender o título brasileiro”, disse o medalhista de ouro.

+ Josué Silva e Serafim Veli vencem suas categorias no Brasileiro

A prata da categoria foi para David Machado, do Rio Grande do Sul, que cumpriu 276kg no geral (131kg no arranco e 145kg no arremesso) e o bronze foi para Filipe Santos, do Paraná, que levantou 260kg (120kg no arranco e 140kg no arremesso).

Flamarion Soares

Flamarion Soares, também de Minas, somou 308kg (138kg no arranco e 145kg no arremesso) para se garantir na liderança do pleito. O pesista avaliou o seu desempenho. “Eu esperava mais no arranco. Apesar de eu ter aquecido bem, eu poderia ter competido melhor. Já no arremesso, foi o contrário, eu não me aqueci bem, mas tive um bom desempenho, consegui superar as minhas marcas”, disse.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A segunda colocação ficou com Luis Felipe Silva, do Rio de Janeiro, que levantou 305kg, sendo 135kg no arranco e 170kg no arremesso, enquanto a terceira foi assegurada por Jean Matos, do Paraná, ao somar 281kg (136kg no arranco e 145kg no arremesso).

Campeões no sub-17 e sub-20

Além das medalhas de Taiane Justino, o domingo condecorou mais atletas das categorias de base no Brasileiro de levantamento de peso. Beatriz Martinho levou o sub-20 para 87kg, João Sarti ganhou o sub-17 para +102kg, Rafael Mendes venceu o sub-20 para 109kg e Isac Bezerra conquistou o sub-20 para +109kg.

Mais em Levantamento de Peso