Siga o OTD

Tóquio 2020

Seletiva pan-americana no levantamento de peso é adiada

Em meio à crise causada pela pandemia do cornoavírus, a Federação Internacional ainda cancelou o Mundial deste ano

IWF adiou Pan-Americano e Mundial de levantamento de peso
IWF passou por um escândalo recentemente (Foto: Divulgação/IWF)

Os principais eventos deste ano do levantamento de peso foram afetados pela pandemia do coronavírus. Sendo assim, a Federação Pan-Americana da modalidade anunciou na sexta-feira (24) o adiamento para outubro do Pan-Americano, que vale vagas para Tóquio 2020.

A decisão saiu por meio de um encontro por videoconferência com o Conselho Executivo. Ficou acertado que as competições regidas pela entidade não voltam antes de setembro e, portanto, a seletiva olímpica no Pan-Americano ficou, a princípio, para ocorrer entre oito e 11 de outubro.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Além disso, a Federação Internacional de Levantamento de Peso (IWF) cancelou o Mundial deste ano. Após reunião com as confederações da modalidade, a entidade decidiu reprogramar o campeonato para 2022, entre os dias 18 a 27 de agosto. Em comum acordo com os organizadores locais, a sede segue sendo Orlando, nos Estados Unidos.

“O Conselho Executivo da IWF aprovou modificações de acordo com as diretrizes de qualificação dos Jogos Olímpicos feitas pelo Comitê Olímpico Internacional. Aguardamos a aprovação, mas a lógica para as modificações foi restaurar o sistema de qualificação como existia atualmente antes dos efeitos do coronavírus e garantir a entrega de um esporte limpo nos Jogos Olímpicos de 2020, a ser realizado em 2021”, escreveu a entidade em carta aberta.

Escândalo na IWF

Em janeiro deste ano, um documentário alemão fez sérias acusações de negligência financeira e corrupção a Tamás Aján, então presidente da IWF. Com isso, o romeno renunciou ao cargo de membro honorário do COI e deixou temporariamente o comando da entidade enquanto uma investigação era realizada.

Em uma troca de mensagens vazada algumas semanas depois das acusações, foi alegado que Tamás Aján havia feito ameaças à Ursula Papandrea, então presidente interina da IWF. Ele também foi acusado de participar de movimentos para dificultar o acesso às contas bancárias da entidade e seguir opinando sobre as decisões internas, quando não poderia por estar afastado.

+ Veja mais notícias do levantamento de peso

No dia 15 de abril, Aján renunciou ao cargo de presidente da IWF, mas segue sendo investigado. Deste modo, Ursula Papandrea permanecerá exercendo a função até janeiro de 2021, quando acontece o próximo congresso da entidade, em Lausanne, na Suíça.

Mais em Tóquio 2020