Siga o OTD

Halterofilismo

Paraibana leva ouro no Circuito Brasil de Halterofilismo

Maria Luzineide é primeira na categoria até 45kg na manhã desta sexta (15), no Circuito Brasil de Halterofilismo. Atletismo e natação começam neste sábado.

CPB

A paraibana Maria Luzineide roubou a cena na manhã desta sexta-feira (15), na abertura da etapa regional Norte-Nordeste do Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação, em João Pessoa, Paraíba. A halterofilista competiu com a presença de seus familiares pela primeira vez na carreira e não decepcionou: venceu a divisão até 50kg feminina, com um levantamento de 87kg. A competição segue até domingo, 17, e conta com 592 atletas (299 do atletismo, 173 nadadores e 120 halterofilistas).

Natural de Picuí, a 250km da capital paraibana, Maria Luzineide tem sequelas de poliomielite nas pernas e começou no paradesporto na natação. Em 2004, iniciou o halterofilismo e no ano seguinte já representou o Brasil no Mundial da modalidade. Nesta sexta-feira, teve uma participação intocável: logrou êxito em suas três tentativas, com 80kg, 84kg e 87kg, e ficou com a medalha de ouro.

“Foi como um sonho realizado. Depois de 14 anos de carreira, nunca havia competido na minha cidade, é algo que eu sempre esperei. Foi uma honra e um compromisso com as pessoas que sempre me apoiaram. Fiquei muito satisfeita com o resultado, que foi exatamente o que eu esperava. Agora o foco é ir bem no Mundial de Astana, em julho”, disse a atleta de 44 anos.

Além dela, a mineira Lara Aparecida também destacou-se. Após medalhar na Copa do Mundo de Dubai, Emirados Árabes, em fevereiro, ela venceu a divisão até 41kg em João Pessoa, com uma marca de 76kg. Na categoria até 55kg, houve a quebra do recorde brasileiro da modalidade. O feito foi conseguido pela potiguar Rene da Silva, que venceu ao erguer 88kg – um a mais do que a antiga marca. Por fim, seu conterrâneo João Maria França fechou a manhã de eventos, com a vitória na classe até 49kg masculina, em que levantou 133kg.

O halterofilismo foi a única modalidade disputada nesta sexta-feira em João Pessoa. Na parte da tarde, a partir das 14h, serão disputadas mais categorias. A partir de sábado, 16, haverá provas de atletismo e natação, sempre com início às 8h (mais informações abaixo). Medalhistas paralímpicos, como Thalita Simplício (atletismo), Luis Silva e Adriano Lima (natação), estarão em ação.

Este é o segundo estágio do Circuito 2019, cuja abertura aconteceu em São Paulo, nos dias 23 e 24 de fevereiro. Haverá ainda as fases regionais Centro-Leste, nos dias 30 e 31, em Uberlândia (MG), e Rio-Sul, em Curitiba (PR), de 12 a 14 de abril. Competidores de atletismo e natação que alcançarem os índices estabelecidos pelo departamento técnico do CPB garantem participação nas etapas nacionais, em São Paulo. A terceira fase nacional receberá a denominação de Campeonato Brasileiro, em setembro e outubro, e reúne os melhores do ano. As três competições serão realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico.

Mais em Halterofilismo