Siga o OTD

Atletismo

Mundial indoor de atletismo terá 12 campeões olímpicos em Tóquio

Primeira grande competição do ano da modalidade reunirá Mondo Duplantis, Yulimar Rojas e Ryan Crouser, entre outros astros

Mundial indoor Belgrado
Visão geral da pista de Belgrado, que receberá as competições do Mundial Indoor de atletismo (Divulgação/World Athletics)

O atletismo terá a partir desta sexta-feira (18) um final de semana especial. A data marcará a abertura do Campeonato Mundial indoor (pista coberta) de Belgrado (Sérvia), a primeira grande competição do ano na modalidade. Como atrativo especial, o evento contará com a presença de nada menos do que 12 atletas que foram campeões olímpicos nos Jogos de Tóquio, realizados no ano passado.                      

Adiado em 2020 e 2021 em razão da pandemia da Covid-19, o Mundial em pista coberta contará com a presença de 680 atletas representando 137 países, sendo 372 homens e 308 mulheres. Entre eles, dez campeões que disputaram a última edição da competição, realizada em 2018, na cidade de Birmingham (Inglaterra).

+ Acompanhe o blog no Twitter, Facebook e no Instagram. Siga

Mas chama a atenção que entre as provas que constam do programa – algumas que não fazem parte do programa olímpico, é bom explicar –, estarão 12 atletas que conquistaram a medalha de ouro em Tóquio.

São eles Armand “Mondo” Duplantis, no salto com vara; Ryan Crouser (arremesso de peso); Jakob Ingebrigtsen (1.500 m); Yulimar Rojas (salto triplo); Selemon Barega (3.000 m); Marcell Jacobs (60 m, mas que foi ouro nos tradicionais 100 m); Shaunae Miller-Uibo (400 m); Katie  Nageotte (salto com vara); Pedro Pichardo (salto triplo); Gianmarco Tamberi (salto em altura); Miltiadis Tentoglou (salto em distância) e Damian Warner (heptatlo).

Campeões e recordistas

Desta turma toda aí, são também recordistas mundiais em suas respectivas provas: Crouser, Ingebrigtsen, Rojas e Duplantis. Por sinal, o sueco cravou uma nova marca mundial no salto com vara exatamente nesta pista da Sérvia, há apenas dez dias.

O Brasil também marcará presença no Mundial indoor de Belgrado, que contará com transmissão pelo canal SporTV. A equipe brasileira na Sérvia será composta por 17 atletas – 11 homens e seis mulheres –, tendo como destaques Thiago Braz, campeão olímpico na Rio-2016 e bronze em Tóquio-2020 no salto com vara, e Darlan Romani, quarto colocado no Mundial de Birmingham-2018.

Clique no link e seja você também um apoiador do blog. Ajude a combater a monocultura esportiva no Brasil

Mais em Atletismo