Siga o OTD

Tóquio 2020

Faltou transparência de Tóquio-2020 sobre casos de Covid-19

Vinte e cinco pessoas ligadas aos Jogos precisaram ser internadas durante o evento, número cinco vezes maior do que os relatados inicialmente

Toquio 2020 Covid-19
Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio foram cercados de rígidos protocolos de segurança (Olympics.com)

Uma informação anunciada nesta terça-feira (28) mostrou que o comitê organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio-2020 omitiu informações sobre casos de Covid-19 durante o evento. Os dirigentes japoneses admitiram que ocorreram mais hospitalizações de pessoas ligadas ao evento do que inicialmente anunciado. Ao todo, foram 25 casos que necessitaram de internação, contra cinco anunciadas inicialmente.

Durante uma entrevista coletiva, o presidente do comitê organizador, Toshiro Muto, explicou que os cinco casos de pessoas que tiveram que ser internadas referiam-se a residentes no exterior. A justificativa do dirigente é que a divulgação era para avaliação do impacto no sistema médico de Tóquio. Já os 25 casos incluem residentes japoneses e visitantes estrangeiros liberados da quarentena.

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Siga

O que os japoneses não explicaram foi o motivo do número real de hospitalizações não ter sido anunciado antes.

Vale lembrar que os Jogos Tóquio-2020 sofreram enorme rejeição de boa parte da população, em razão do descontrole da pandemia do coronavírus no país, em particular na capital japonesa. Para se ter uma ideia, no final de agosto os índices registravam 25 mil casos diários no país.

Tanto a Olimpíada quanto a Paralimpíada aconteceram com a cidade de Tóquio em estado de emergência. As competições não tiveram a presença de torcedores nas arenas, além de terem sido criados rígidos protocolos de segurança entre todos os participantes, com testagem diária para os atletas. Ainda assim, a “bolha olímpica” teve 845 infectados pela Covid-19, de acordo com os números oficiais de Tóquio-2020.

Ocultar a verdade, mesmo com boas intenções, nunca costuma dar muito certo, convenhamos.

Clique no link e seja você também um apoiador do blog. Ajude a combater a monocultura esportiva no Brasil

Mais em Tóquio 2020