Siga o OTD

Laguna Olímpico

Chance de organizar uma nova Olimpíada divide opiniões no Japão

Levantamento aponta que 36,3% da população japonesa aprovaria novos Jogos lá, enquanto 36% rejeitam a possibilidade

Japão Pandemia Olimpíada Japão Tóquio 2020 encerramento
Cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, realizada sem a presença de público (Jonne Roriz/COB)

Após meses lutando contra críticas de boa parte da população contrária à realização dos Jogos de Tóquio-2020, eis que o Japão se mostra dividido quanto à possibilidade de voltar a receber uma Olimpíada. De acordo com pesquisa feita pelo Instituto Nomura, há equilíbrio entre os japoneses sobre a possibilidade do país entrar futuramente em uma nova corrida olímpica.

Pelo levantamento, divulgado pelo site “Inside the Game”, 36,3% dos entrevistados mostraram uma reação positiva em ter os Jogos Olímpicos novamente no Japão. Já outros 36% disseram que não gostariam de repetir a experiência, enquanto 27,7% se mostraram indiferentes. Foram ouvidas 3.564 pessoas.

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Siga

O equilíbrio desta pesquisa reflete em parte uma mudança de percepção dos japoneses em relação à Olimpíada. Rejeitado por mais de 50% do público antes do início, em razão dos altos índices de casos de Covid-19, e sem a presença de torcedores, a onda virou a partir da abertura do evento, em 23 de julho. Muitas pessoas chegaram a se reunir nas proximidades de várias arenas, para sentir o “clima”, e as pesquisas mostravam o povo japonês menos resistente.

O resultado dividido da pesquisa pode incrementar o sonho de uma possível candidatura do Japão para a Olimpíada de Inverno de 2030. A cidade escolhida seria Sapporo, que nos Jogos Olímpicos de Verão recém-encerrados foi a sede das disputas da maratona e da marcha atlética.

A iniciativa já conta com o apoio da presidente do comitê organizador de Tóquio-2020, Seiko Hashimoto, que por sinal foi atleta olímpica em suas duas versões, participando de sete edições e tendo conquistado uma medalha de bronze na prova dos 1.500 m da patinação de velocidade em Albertville-1992.

Clique no link e seja você também um apoiador do blog. Ajude a combater a monocultura esportiva no Brasil

Mais em Laguna Olímpico