Siga o OTD

Tóquio 2020

A quase 100 dias da abertura, Tóquio-2020 ainda sofre com clima de rejeição

Pesquisa aponta que 72% dos japoneses querem a Olimpíada adiada novamente ou mesmo cancelada, com medo da Covid-19

Tóquio-2020 - Covid-19
Para 72% dos entrevistados, os Jogos de Tóquio-2020 deveriam ser adiados ou mesmo cancelados (Reprodução/Kyodo News)

A data dos 100 dias para a cerimônia de abertura da Olimpíada de Tóquio-2020 será festejada nesta quarta-feira (14). Mas nem um momento de exaltação como este parece ter comovido o público japonês. Uma pesquisa promovida pela agência de notícias “Kyodo News” mostrou que o clima de rejeição ainda é muito forte dentro do Japão. Segundo a pesquisa, 72% dos entrevistados gostariam que os Jogos de Tóquio fossem novamente adiados ou mesmo cancelados definitivamente, por medo da pandemia do coronavírus.

De acordo com o levantamento, 39,2% dos entrevistados gostariam que a Olimpíada fosse cancelada definitivamente, enquanto outros 32,8% defendem um novo adiamento, para que o evento ocorra em um momento de maior controle da pandemia. Somente 24,5% se mostraram favoráveis aos Jogos sendo realizados conforme o programado.

Vale lembrar que o COI (Comitê Olímpico Internacional) já avisou que não existe possibilidade de um novo adiamento dos Jogos de Tóquio.

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Siga

O resultado negativo da pesquisa para a imagem da Olimpíada de Tóquio, contudo, chega em mais um momento complicado que o Japão enfrenta em relação aos casos de Covid-19. A cidade de Tóquio começou a semana em uma fase de “quase-emergência”, como assim definiu o governo, em razão da aplicação de medidas para evitar a aglomeração de pessoas e com isso, promover uma explosão de casos da doença próximo da abertura dos Jogos.

Nesta segunda-feira (12), o Japão contabilizou 2.700 novos casos de Covid-19 e vê uma tendência de alta na média nos últimos sete dias, com pouco mais de 3 mil novos casos. O aumento de casos já refletiu também em eventos ligados à Olimpíada. O trecho do revezamento da tocha olímpica que passaria pela cidade de Osaka, uma das mais importantes no Japão, foi cancelado em razão do aumento de casos na região.

A pesquisa também apresentou que a maioria absoluta dos entrevistados (92,6%) demonstra ansiedade com o reaparecimento de novos casos. Anda mais com as atuais variantes do vírus com maior capacidade de infecção.

Clique no link e seja você também um apoiador do blog. Ajude a combater a monocultura esportiva no Brasil

Mais em Tóquio 2020