Siga o OTD

Tóquio 2020

Rikako Ikee é o verdadeiro símbolo de esperança nestes tristes tempos

Nadadora japonesa, que superou uma leucemia, garante de forma emocionante sua classificação para a Olimpíada de Tóquio

Rikako Ikee Toquio 2020 natação
Rikako Ikee vibra ao falar sobre a emocionante classificação para os Jogos de Tóquio (Reprodução/Kyodo News)

Neste domingo de Páscoa, o melhor presente que o esporte poderia nos dar é também um real símbolo de esperança nestes tempos tristes. A nadadora japonesa Rikako Ikee, que se recuperou recentemente de uma leucemia, garantiu sua classificação para a Olimpíada de Tóquio-2020, ao vencer a prova dos 100 m borboleta da seletiva olímpica do Japão.

A marca obtida hoje (4), no Centro Aquático de Tóquio, de 57s77, lhe dá uma vaga no revezamento 4 x 100 m medley. Tudo isso pouco mais de dois anos após ter anunciado que estava com câncer, em fevereiro de 2019. Passou por um longo período de tratamento e pôde voltar a nadar em março do ano passado. Em outubro, conseguiu a marca necessária para participar da seletiva deste domingo. Uma incrível e emocionante história de esperança e resiliência.

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Siga

“Nunca pensei que seria capaz de vencer os 100 borboleta. Estava menos confiante do que na seletiva de cinco anos atrás e imaginava que só poderia conseguir este resultado mais adiante. Mas treinei muito e dizia para mim mesma ‘estou de volta’, ao iniciar esta competição”, disse a nadadora de apenas 20 anos, às lágrimas, após sair da piscina.

Rikako Ikee natação
Rikako Ikee chora após vencer os 100 m borboleta, que lhe deu a vaga em Tóquio-2020 (Reprodução/Kyodo News)

A linda história de superação de Rikako Ikee é para mim o verdadeiro símbolo de superação da Olimpíada, especialmente em tempos de pandemia do coronavírus. Bem diferente do que o discurso criado pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) e comitê organizador dos Jogos de que a realização da Olimpíada seria uma espécie de vitória sobre o coronavírus.

Um belo slogan de marketing que infelizmente não se sustenta diante dos fatos. Nem a pandemia dá sinais de que acabará tão cedo como os Jogos Olímpicos sofrem muito com seus efeitos. O veto à entrada de torcedores de outros países e os rígidos protocolos de segurança para o evento aconteça comprovam isso.

Melhor é ficar com a mensagem de esperança que as braçadas de Rikako Ikee nos trouxeram nesta Páscoa.

Clique no link e seja você também um apoiador do blog. Ajude a combater a monocultura esportiva no Brasil

Mais em Tóquio 2020