Siga o OTD

Yoyogi Tóquio 2020 ginástica artística

Laguna Olímpico

Japão escolhe palco histórico para retomada olímpica

Estádio Nacional Yoyogi, uma das sedes de Tóquio nos Jogos de 1964, receberá evento de ginástica artística em novembro, inclusive com público

Uma das arenas da Olímpiada de Tóquio-2020 e que foi usada nos Jogos de 1964, o Estádio Nacional Yoyogi receberá um evento de ginástica artística em novembro (Divulgação/Tóquio 2020)

Japão escolhe palco histórico para retomada olímpica

Chega a ser simbólico que o Japão busque em um de seus ícones olímpicos o palco para a retomada das competições internacionais, ainda em meio à pandemia do coronavírus. No próximo dia 8 de novembro, o belíssimo Estádio Nacional Yoyogi, que recebeu os eventos de natação, saltos ornamentais e basquete nos Jogos de Tóquio-1964, será a sede de um evento de ginástica artística. Além do Japão, participarão atletas dos Estados Unidos, China e Rússia.

O Yoyogi também faz parte dos locais reservados para os Jogos de 2020, adiados para o ano que vem por causa da Covid-19, como sede das disputas do handebol.

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar

Em entrevista à “Agência Reuters”, Morinari Watanabe, presidente da FIG (Federação Internacional de Ginástica) afirmou que está ansioso com a realização deste evento. Na prática, será a primeira competição internacional em solo japonês desde que a pandemia começou. E mais um detalhe importante: contará com a presença de público. Será permita a presença de até duas mil pessoas – a capacidade do Estádio Yoyogi é de 13.291 espectadores.

Veja também:

+ Que o espírito de Tóquio-1964 seja a inspiração de Tóquio-2020

“Queremos abrir as portas para Tóquio-2020. Naturalmente, sinto a maior pressão em minha vida com este evento”, disse Watanabe. Ele diz que já vinha trabalhando na organização deste torneio deste junho com as autoridades de saúde do Japão.

+ Curta a página do blog no Facebook

Segundo o dirigente, os atletas estrangeiros chegarão a Tóquio quatro dias antes do evento. Não precisarão passar pela quarentena normal de duas semanas, como é exigido aos visitantes internacionais. Em compensação, deverão cumprir este isolamento em seus países e passar por testes de Convid-19 regulares, inclusive no Japão.

Teste importante

A preocupação em seguir determinações da OMS (Organização Mundial da Saúde) será um teste muito importante para as pretensões japonesas de contar com o público nos eventos da Olimpíada de Tóquio.

Na semana passada, o comitê organizador realizou um teste para simular a entrada de pessoas nas instalações olímpicas. Foram apresentadas diversas formas de controle de temperatura e procedimentos de distanciamento social.

+ O blog também está no Instagram. Siga

Vale lembrar que não será o primeiro evento com público em competições esportivas no Japão. Jogos das ligas nacionais de futebol e beisebol já estão recebendo torcedores há algum tempo.

O sucesso deste torneio de ginástica artística, especialmente em um momento no qual a Europa já está sofrendo os efeitos da segunda onda da pandemia, pode ter um peso considerável para um aval definitivo aos Jogos de Tóquio-2020.

Mais em Laguna Olímpico