Siga o OTD

Laguna Olímpico

Chama olímpica é acesa na Grécia. Mas teremos Olimpíada?

Cerimônia em Olympia (GRE) deu início ao revezamento da tocha olímpica, que será entregue ao comitê organizador de Tóquio-2020 no dia 19

Anna Korakaki recebe o fogo olímpica em Olympia
A grega Ana Korakaki, ouro no tiro esportivo na Rio-2016, recebe o fogo olímpico da Alta Sacerdotisa grega (Crédito: COI)

Sob um clima de apreensão e dúvida, a chama olímpica foi acesa nesta quinta-feira (12). Em cerimônia que contou apenas com 100 convidados, entre eles o presidente do COI, Thomas Bach, o fogo olímpico iluminou a tocha da Olimpíada de Tóquio-2020, dando início ao revezamento. Mas a apreensão que a pandemia do coronavírus traz de forma mundial deixa uma forte dúvida no ar: teremos Olimpíada? Os Jogos serão adiados ou mesmo cancelados?

“Esta cerimônia demonstra mais uma vez nosso compromisso com o sucesso dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Dezenove semanas antes da cerimônia de abertura, somos fortalecidos nesse compromisso pelas muitas autoridades e organizações esportivas de todo o mundo que estão tomando tantas medidas significativas para conter a disseminação do coronavírus ”, disse Thomas Bach.

https://twitter.com/Tokyo2020/status/1238051870901325824

+ O blog também está no Instagram. Siga

O dirigente também aproveitou a cerimônia da chama olímpica para elogiar o trabalho feito pelo comitê organizador japonês. “Os nossos amigos japoneses estão interpretando a nobre missão dos Jogos Olímpicos de uma forma extraordinária. Japão irá demonstrar sua inovação inovador e energia criativa sem limites no que diz respeito à sustentabilidade, tecnologia e crescimento centrado no ser humano”, disse o presidente do COI.

+ Curta a página do blog no Facebook

O revezamento da tocha olímpica foi iniciado na cerimônia. Depois da chama ser acesa pelas sacerdotisas do Templo de Hera, relembrando as cerimônias dos Jogos da Grécia Antiga. A primeira atleta a receber o fogo olímpico foi a grega Anna Korakaki, medalha de ouro no tiro esportivo na Rio-2016.

O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar

Em seguida, ela passou a tocha para a atleta japonesa Noguchi Mizuki, vencedora da maratona feminina nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004. No dia 19, após passar por 32 cidades da Grécia, será entregue aos organizadores dos Jogos de Tóquio, em cerimônia no Estádio Panathinaiko, em Atenas.

A cerimônia da tocha serviu para tirar um pouco o foco da grande nuvem que paira sobre a realização da Olimpíada de Tóquio, diante da crescente possibilidade de adiamento dos Jogos, em razão do coronavírus.

+ Veja mais notícias sobre o coronavírus

A pandemia, como a doença foi classificada nesta quarta-feira pela OMS (Organização Mundial da Saúde) tem afetado inúmeros eventos esportivos, cancelando ou mesmo adiando competições importantes para definir vagas olímpicas.

O fogo olímpico sempre traz a esperança para que os Jogos se realizem sob um clima de paz. Mas desta vez os deuses gregos terão que trabalhar bastante para impedir que o coronavírus atrapalhe a principal festa do esporte mundial.

Mais em Laguna Olímpico