O sábado (13) foi o último dia de competições individuais no Troféu Brasil de judô, em Cuiabá, no Mato Grosso. O medalhista olímpico de Paris-2024, Guilherme Schimidt foi o grande destaque do dia, confirmando o favoritismo e faturando o título na categoria até 90kg. Além disso, a competição premiou judocas das categorias até 100kg e acima de 100kg do masculino e até 70, até 78 e acima de 78kg no feminino.
+ SIGA O OTD NO WHATSAPP, YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
No último ciclo, Guilherme Schimidt competiu na categoria até 81kg, sendo bronze olímpico por equipes, vice-mundial em Budapeste-2023, ouro em duas etapas de grand slam e nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Mas, agora o desafio está nove quilos mais pesado, e o judoca continua como o melhor atleta nacional. Na final dos 90kg, derrotou João Paulo Segatelle. Os bronzes ficaram com Marcelo Fronckowiak e Gabriel Bondezan.
Além de Guilherme Schimidt, Giovani Henrique Ferreira subiu ao alto do pódio na categoria até 100kg. A prata ficou com Rafael de Macedo, com Wilgner Mendes e Gustavo Henrique Assis com os bronzes. Já na categoria absoluta, o judoca Andrey Coelho foi o campeão, derrotando João Marcos Cesarino na decisão. Juscelino Alves e André Henrique Humberto completaram o pódio.
Também as judocas das categorias mais pesadas tiveram suas consagrações. Maria Paula Dias conquistou o primeiro lugar da categoria até 70kg, com Nauana Aparecida com o vice. Luana de Carvalho e Sophia de Brito ficaram com os terceiros lugares. Beatriz de Freitas foi a grande campeã na categoria até 78kg, superando Dandara Novaes, que ficou com a prata. Karol Gimenes e Millena Ribeiro da Silva ficaram com o bronze. Por fim, Giovanna Melo faturou a categoria máxima, com Thauana Aparecida levando prata, Olivia Ramos e Vitória Jordão com medalha de bronze.