Siga o OTD

Judô

 

Michel Augusto fica em quinto lugar no Mundial de Judô



Michel Augusto encerra campanha no Mundial de Judô com quinto lugar nos 60kg. Brasileiro se lesionou na luta do bronze



Michel Augusto no Campeonato Mundial de judô de 2025
(Foto: Emanuele di Feliciantonio/IJF)

Bom início para o Brasil no Mundial de Judô. Michel Augusto ficou em quinto lugar na categoria até 60kg no primeiro dia da competição nesta sexta-feira (13). Na campanha, Michel ganhou três de cinco lutas e superou um judoca que foi vice-campeão mundial em 2022. Na disputa do bronze, ele perdeu para Yolk Kazirbyer, da Mongólia, nas punições e ainda saiu com uma lesão no tornozelo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Michel Augusto fez três lutas muito boas para chegar na semifinal do Mundial. O adversário seguinte foi o japonês Nagayama Ryuju, vice-líder do ranking mundial. Michel foi bem no início da luta, estudando o japonês e se defendendo das entradas do adversário. O Brasileiro conseguia mais entradas e Nagayama levou um shido por falta de combatividade. Precisando mostrar uma luta mais ativa, japonês fez uma projeção para yuko e ganha a luta.

Com a derrota na semifinal, Michel foi para a disputa do bronze contra Yolk Kazirbyer, da Mongólia. O brasileiro estava bem na luta, mas tinha dificuldade para fazer uma entrada efetiva. Assim, ele recebeu duas punições por falso ataque, ficando pendurado. A luta foi para o golden score. Michel Augusto teve uma queda ruim no solo e sentiu o tornozelo. O brasileiro levou o terceiro shido no lance e o mongol ganhou o bronze por hansoku-make.

Primeiras lutas

Michel Augusto entrou direto na segunda rodada do Mundial, onde enfrentou Ashik Andreyan da Armênia. O brasileiro fez um bom início de luta, tentando entradas no adversário. Michel conseguiu levar o armênio para o solo e encaixou uma chave de braço. Logo com alguns segundos de imobilização, Andreyan desistiu do combate e o brasileiro garantiu o ippon.

Pelas oitavas de final, Michel Augusto teve como adversário Ariunbold Enkhtaivan, da Mongólia. O mongol foi vice-campeão do Mundial de judô em 2022. A luta começou intensa, com os dois atletas fazendo entradas, mas sem pontuações. O confronto foi para o golden score onde logo o brasileiro conseguiu uma projeção e teve o ippon para confirmar a vitória.

Michel Augusto joga adversário no chão em luta do Campeonato Mundial de judô de 2025
(Foto: Emanuele di Feliciantonio/IJF)

Em seguida, o adversário foi o húngaro Marton Andrasi. Com o apoio da torcida, o atleta da casa começou melhor na luta, tentando usar o o-uchi-gari para jogar o brasileiro no chão. Mas Michel soube se defender e evitar um ponto do adversário. Após pouco mais de dois minutos, Michel Augsuto conseguiu um yuko para vencer o combate.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Judô