Siga o OTD

Paris 2024

Thiego Marques fica em 5º lugar em sua segunda Paralimpíada

Thiego Marques também perde disputa de bronze, agora para argelino, e fica em quinto lugar na disputa do judô da Paarlimpíada

Thiego Marques, que é branco e de cabelo ruivo, está de judogi azul e está se levantando durante disputa do judô nas Paralimpíadas de Paris-2024
(Foto: Wander Roberto/CPB)

Paris – O brasileiro Thiego Marques ficou em quinto lugar na disputa da categoria até 60kg da classe J2 (atletas com baixa visão) do judô nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Fazendo sua segunda aparição no maior evento do paradesporto mundial, ele foi derrotado pelo argelino Ishak Ouldkouideri na disputa do bronze, na tarde desta quinta-feira (05), e acabou sem medalha.

+Gostou do estilo dos atletas? Clique aqui e compre os uniformes do Brasil de Paris-2024

Antes de chegar na briga por medalha em Paris, Thiego Marques teve que enfrentar duas lutas pela manhã. Quarto colocado do ranking mundial, ele estreou nas quartas de final e perdeu logo de cara para o sul-coreano Lee Minjae, por ippon. Com isso, foi encaminhado para a repescagem. Por lá, encarou o espanhol Luis Daniel Gavilan e também ganhou por ippon, assegurando-se na briga pelo terceiro lugar.

Pela tarde, Thiego encontrou o Ishak Ouldkouider, número seis do mundo, e começou indo ao ataque logo no primeiro movimento de luta. O argelino se defendeu bem e passou a ter a iniciativa do combate. Com pouco mais de um minuto, Ishak levou a luta para o solo e conseguiu a vitória por ippon diante do brasileiro.

Esta foi a segunda participação paralímpica de Thiego Marques, que tem 25 anos e é natural de Parauapebas, no estado do Pará. Ele esteve presente em Tóquio-2020, mas não passou das fases iniciais. Ele tem baixa visão por conta do albinismo e começou a praticar judô em 2011, aos 12 anos de idade. Em seu currículo, possui uma série de conquistas, que incluem a prata no Mundial de Baku de 2022.

Além de Thiego Marques, outros três brasileiros competiram no primeiro dia do judô paralímpico em Paris-2024. Dois deles chegaram na luta por medalhas: Rosi Andrade levou o bronze na categoria até 48kg J1 (atletas cegas), enquanto Elielton Oliveira (60kg J1) perdeu a disputa de terceiro lugar e terminou na quinta colocação.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paris 2024