Siga o OTD

Judô

Brasil conquista duas medalhas no Grand Prix de Tbilisi

Foto: Reprodução / IJF

A equipe brasileira conquistou uma medalha de prata e uma de bronze no Grand Prix de Tbilisi na manhã desta sexta-feira (30); confira as lutas abaixo

Os brasileiros Sarah Menezes e Daniel Cargnin conquistaram medalhas na disputa do Grand Prix de Tbilisi na manhã desta sexta-feira (30). O torneio, disputado na Geórgia, contou com seis brasileiros na disputa. Além deles, Camila Silva e Tamires Crude (até 57kg) participaram da competição no feminino. Ítalo Carvalho (até 60kg) e Michael Marcelino (até 66kg) representaram o Brasil no masculino.

“Estou feliz com a medalha e com o aprendizado que estou levando para casa. Semana que vem já tem Turquia para lutar. Eu estou na transição de Júnior para Sênior, então, para mim é importante pegar essa bagagem e fico feliz com essa oportunidade”, comemorou o meio-leve após o pódio na Geórgia.

“Para mim esse bronze foi de extrema importância, pois estou retornando à categoria Ligeiro neste momento. Então, essa medalha foi maravilhosa. Agora é continuar focada, porque semana que vem já lutarei na Turquia, no Grand Prix de Antalya”, projetou Sarah.

Daniel Cargnin

O brasileiro Daniel Cargnin estreou na categoria até 66kg em um confronto contra o alemão Michel Adam. Adam sofreu uma punição ainda no primeiro minuto de luta e Cargnin aproveitou uma vantagem para garantir um ippon faltando 2min27s no relógio.

Na semifinal do Grupo D, ele bateu o francês Kevin Azema. Daniel sofreu uma punição e depois conseguiu o empate quando Azema também foi punido. Faltando um minuto para o fim do confronto, Cargnin conseguiu um wazari e Azema sofreu uma segunda punição. Daniel voltou a ser punido na luta, mas conseguiu vencer.

No fim da fase de grupos, ele enfrentou o uzbeque Shakhram Akhadov e garantiu uma vaga na disputa pelo ouro. Cargnin perdia por duas punições contra uma durante todo o confronto, mas conseguiu o empate. A luta foi para o golden score e Akhadov voltou a ser punido, dando a vitória ao brasileiro.

Na semifinal da categoria, Cargnin enfrentou o iraniano Alireza Khojasteh, vencedor do Grupo C. O iraniano sofreu uma punição, no último minuto Daniel também foi punido e a luta ficou empatada. No golden score, Khojasteh foi punido duas vezes e Cargnin avançou para a final.

Por fim, na última luta, Daniel não conseguiu superar Vazha Margvelashvili, da Geórgia. A luta começou intensa, com uma troca de ataques entre os dois judocas. No entanto, o tempo regular terminou com duas posições para cada um. Nos últimos 15 segundos, Margvelashvili conseguiu um wazari, mas o ponto não foi válido porque, segundo os juízes, ele atacou com as duas mãos ao mesmo tempo. No golden score, no entanto, Cargnin atacou em falso, foi punido e ficou com a medalha de prata.

Sarah Menezes

Já Sarah Menezes conquistou a medalha de bronze na categoria até 48kg. Ela avançou por bye para as semifinais do Grupo A, onde enfrentou a russa Daria Pichkaleva. A russa sofreu duas punições contra uma de Sarah e não conseguiu superar a brasileira.

Em seguida, Sarah foi derrotada por Milica Nikolic na final do grupo. Cada uma das judocas foi punida duas vezes. No fim da luta, Sarah foi punida mais uma vez e a croata garantiu a vaga na final.

Na repescagem, Sarah venceu a holandesa Amger Gersjes. A brasileira conquistou um wazari e sofreu duas punições, enquanto a judoca holandesa foi punida apenas uma vez.

Por fim, Sarah enfrentou a britânica Kimberley Renicks, vencedora do Grupo C, pela medalha de bronze. Sarah foi punida logo no início da luta, mas conseguiu empatar em uma punição para cada. Ela sofreu uma segunda punição e um wazari, mas garantiu um ippon faltando 1min59s para conquistar a medalha. A luta começa aos 30:33.

Brasileiros na competição

Outros quatro brasileiros disputaram o Grand Prix de Tbilisi. Na categoria até 57kg, Kamila Silva foi derrotada na estreia pelo Grupo D da categoria. Ela perdeu para a georgiana Eteri Liparteliani ainda nas quartas de final.

Já Tamires Crude estreou já nas semifinais do Grupo A. Ela passou por Julia Kowalczyk da Polônia, mas não conseguiu vencer Helene Receveaux, da França, na final do grupo. Na repescagem, ela foi derrotada por Martina Lo Giudice e ficou sem medalha.

No masculino, Ítalo Carvalho (até 60kg) e Michael Marcelino (até 66kg) não conseguiram passar nem da estreia. O primeiro foi derrotado por Oruj Valizada, do Azerbaijão, enquanto o segundo perdeu para Lasha Giunashvili. Não houve transmissão da luta de Marcelino.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Judô