Siga o OTD

Judô

Instituto Reação vence duas e avança à semi na Copa Brasil

Equipe carioca bate o Sesi e o Pinheiros e garante o primeiro lugar no grupo A na abertura da Copa Brasil de Judô

Copa brasil de Judô
(Divulgação/JudoCBJ)

Nesta quarta-feira (17), foi aberta a disputa da Copa Brasil Interclubes de Judô 2021. Reunindo os oito melhores clubes e grandes estrelas da modalidade, o evento que acontece até o próximo dia 20, em Pindamonhangaba, em São Paulo, teve o Instituto Reação como grande destaque do dia após uma vitória espetacular sobre o Pinheiros por 4 a 3, garantindo a equipe carioca na semifinal do evento.

A Copa Brasil de Judô foi aberta com um clássico paulista entre Pinheiros e Paulistano, com uma vitória perfeita por parte da equipe azul e preta. Beatriz Souza, Rafael “Baby” Silva, Vitória Andrade e Rafael Freitas venceram respectivamente Thauana Silva, Thiago Chiodi, Amanda Culato e Raí Silva e confirmaram a vitória do Pinheiros na estreia.

+ Aos 34 anos, David Moura oficializa aposentadoria dos tatames

Na sequência, foi a vez do Instituto Reação garantir a sua vitória com quatro triunfos diante do SESI. Gabrielle Ferreira, João Cesarino e Jéssica Pereira garantiram os triunfos contra Giovanna Galkowski, Bernardo Rosa e Catarina Costa. As três vitórias já confirmaram o triunfo do clube carioca, já que o Sesi não contava com lutadores masculinos na categoria até 73kg, o que fez com que Gabriel Falcão fechasse o segundo confronto da Copa Brasil de judô com um fusen gachi.

Após as duas vitórias, Pinheiros e Reação fizeram um encontro emocionante entre os vencedores do dia. O começo foi positivo para os cariocas, com João Cesarino e Jéssica Pereira abrindo 2 a 0 graças a vitórias contra Rafael Silva e Vitória Andrade. Rafael Freitas e Ellen Froner buscaram o empate para o time paulista ao derrotar Gabriel Falcão e Dani Karla, respectivamente. O desempate veio num confronto emocionante de mais de cinco minutos de golden score com Gustavo Assis conseguindo forçar 3 punições em Giovanni Ferreira e colocando o Reação na frente. O Pinheiros foi novamente buscar o empate com Beatriz Souza imobilizando Renata Januário. No confronto decisivo, Jéssica Pereira conseguiu um ippon diante de Vitória Andrade, garantindo a vitória por 4 a 3 para o Reação.

PROGRAMAÇÃO

A continuidade do evento já acontece nesta quinta-feira (18), com a disputa do grupo B da Copa Brasil de judô. Abrindo o dia, o Minas Tênis Clube encara o UMBRA/Vasco. Logo na sequência, o Clube Paineiras do Morumby encara o Sogipa. Os vencedores dos dois confrontos se enfrentam para fechar o segundo dia de competições e definir os semifinalistas da Copa Brasil de judô.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

FORMATO DA COMPETIÇÃO 

A Copa Brasil de judô é a principal competição por equipes mistas do Brasil. Segue o mesmo formato da disputa olímpica por equipe mista, com cada time sendo formado por até seis atletas, sendo três homens e três mulheres nos pesos 57kg, 70kg, +70kg, 73kg, 90kg e +90kg. São, portanto, seis lutas por confronto. Vence o duelo a equipe que tiver o maior número de vitórias (em 4 a 0 acaba). Se houver empate em 3 a 3, será sorteada uma categoria para fazer a luta de desempate. Essa luta já começa direto no Golden Score. 

Mais em Judô