Siga o OTD

Judô

Federação internacional divulga protocolo de competições

Documento determina medidas de segurança que serão adotadas na retomada das competições internacionais

Taça Kiyoshi KobayashiIJF Rafael Silva Baby Judô Judoca Portugal Tóquio
Sem data para competições oficiais, entidade divulgou o protocolo para os torneios (Marina Mayorova/IJF)

Nesta semana, a IJF (Federação Internacional de Judô), divulgou o protocolo para a retomadas das competições durante a Covid-19. Mesmo com a ideia de voltar prevista para setembro, os torneios seguem sem data definida. A entidade definiu regras como apresentação dos exames de coronavírus, uso de máscara em todos os ambientes e distanciamento social. 

O documento especifica quais serão as medidas de prevenção e de segurança obrigatórias para competições do circuito como Grand Prix, Grand Slam e World Masters

Mayra Aguiar
Mayra Aguiar é um dos maiores nomes do Judô brasileiro na atualidade
(Reprodução Instagram/timebrasil)

O comunicado da IJF, contudo, destaca que “este protocolo se aplica enquanto ainda não há vacinação generalizada no mundo e as taxas de infecção locais permitem, sob estritas medidas de proteção, a realização de eventos”.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

A entidade máxima do judô exige ainda que todos os atletas devem ser testados ao chegarem nos locais dos eventos. 

“O Comitê Organizador Local (COL) deve organizar e financiar um serviço de controle Covid-19 com pelo menos 1 (um) teste PCR por participante, a ser realizado imediatamente após a chegada, preferencialmente em estação de testes instalada nas instalações do aeroporto. Os resultados dos testes devem ser garantidos pelo COL em até 24 horas. Até a obtenção do resultado do teste, todos os participantes deverão permanecer em seus quartos de hotel, onde também serão asseguradas as refeições até o recebimento do resultado do teste.” 

+ Mayssa lesiona joelho e não disputa finais da Copa da Rússia

Alguns pontos do protocolo da IJF

• Apresentar, na chegada, pelo menos dois (2) atestados médicos individuais negativos para Covid-19 (teste PCR feito no máximo 5 dias antes da chegada com intervalo de 48 horas); e uma declaração individual que ateste a ausência de sintomas por pelo menos 14 dias (ver Apêndice 1). Os atestados devem ser em inglês ou bilíngue, com o inglês como um dos idiomas. 

• Use sempre uma máscara. Exceções: atletas no tatame durante a competição, onde é proibido e atletas no aquecimento, onde fica à escolha dos atletas;

• Distância de 1,5 m em todos os momentos, exceto para os competidores durante suas competições e durante o aquecimento com UM PARCEIRO;

• Submeter-se à medição de temperatura sem contato pelo organizador na chegada ao ponto de entrada no país, nas instalações de hospedagem, em todo o local da competição e em qualquer local oficial do Evento, para ser aceito por toda a população credenciada. 

Mais em Judô