Siga o OTD

Judô

Brasil encerra Mundial Cadete com prata por equipes

mundial cadete de judô
Foto: Reprodução / IJF

A seleção brasileira ficou com a prata nas equipes mistas do Campeonato Mundial Cadete de Judô, realizado em Santiago, no Chile

A equipe brasileira conquistou a medalha de prata no dia 5 do Campeonato Mundial Cadete de Judô, realizado em Santiago, no Chile. A competição de equipes mistas fez a sua estreia em uma competição organizada pela Federação Internacional de Judô (IJF). A modalidade fará parte do Mundial de Judô, que será realizado em Budapeste a partir do dia 28.

A seleção brasileira perdeu para a Rússia por 5 a 3 em uma série de oito lutas. Os confrontos da final do Mundial Cadete foram marcados, principalmente, pelas derrotas rápidas de Aristides Júnior – que sofreu um ippon em 35 segundos – e Pedro Medeiros, derrotado em 20 segundos.

Trajetória

O Brasil encerrou o Mundial Cadete de Judô com cinco medalhas. O único ouro da seleção brasileira foi de Aldi Oliveira, no primeiro dia de competições. As pratas foram conquistadas por Gabriella Moraes e Milena Silva, nos dias 3 e 4 de torneio. Os bronzes, por sua vez, foram conquistados por Amanda Arraes e Luiza Cruz no primeiro e no terceiro dias. O segundo dia terminou sem medalhas para o Brasil.

Confira um resumo de Rússia x Brasil abaixo:

44kg – Liliia Nugaeva x Laura Ferreira

A russa Nugaeva foi penalizada nos primeiros segundos de luta. Apesar disso, nenhuma das judocas pontuou e a luta foi para o golden score. No tempo extra, Nugaeva voltou a sofrer uma penalização, o que deu o triunfo a Laura.

55kg – Arman Gambarian x Aristides Júnior

O brasileiro Aristides Júnior não conseguiu vencer o russo Arman Gambarian. Em um vacilo quando tentava agarrar o adversário, ele foi arremessado e sofreu o ippon com apenas 35s de luta.

52kg – Natalia Elkina x Nicole Franzoi

Nicole Franzoi não conseguiu passar pela russa NNatalia Elkina. A luta terminou quando faltavam apenas quatro segundos no cronômetro. A brasileira havia sofrido dois shidos e, a poucos segundos do final, foi imobilizada. Ela teve que bater para encerrar o duelo.

66kg – Karen Galstian x Pedro Medeiros

Pedro Medeiros sofreu um ippon de Karen Galstian nos primeiros 20s de luta. A derrota do brasileiro abriu 3 a 1 para os russos no placar.

63kg – Darla Vasileva x Gabriella Moraes

Gabriella Moraes conseguiu manter o Brasil na luta pela medalha de ouro. Ela venceu a russa por ippon por imobilização faltando 55s para o final do confronto.

81kg – Mansur Lorsanov x Marcelo Gomes

A luta entre Marcelo Gomes e Mansur Lorsanov foi bastante disputada. O brasileiro conseguiu um wazari quando faltava menos de um minuto para o fim do duelo. Quando o cronômetro foi zerado, Gomes conseguiu empatar o duelo em 3 a 3.

63kg – Darla Vladimirova x Luiza Cruz

A brasileira Luiza Cruz por pouco não conseguiu virar o placar para o Brasil. Ela pontuou na metade da luta. No entanto, a poucos segundos do final, a russa Vladimirova a imobilizou e conseguiu o ippon.

81kg – David Babayan x Leonardo Sant’Ana

Leonardo Sant’Ana não conseguiu recuperar o placar para a equipe brasileira. Ele perdeu por wazari para o russo David Babayan. Com o resultado, o ouro foi para a equipe mista russa, por 5 a 3.

mundial cadete de judô

Semifinais do Mundial Cadete de Judô

A equipe brasileira avançou às semifinais do Mundial Cadete após vencer todas as lutas contra os judocas do Uzbequistão. Laura Ferreira e Luiza Cruz venceram automaticamente os seus duelos, já que as adversárias não apareceram. O placar foi de 8 a 0 para os brasileiros, que além de Ferreira e Cruz, contavam com Aristides Júnior, Nicole Franzoi, Pedro Medeiros, Thayane Lemos, Marcelo Gomes e Leonardo Sant’Ana.

Confira um resumo de Uzbequistão x Brasil abaixo:

44kg – Laura Ferreira

A brasileira venceu por ippon já que a sua adversária não compareceu.

55kg – K Abdusaidov x Aristides Júnior

O brasileiro Aristides Júnior conquistou a vitória com um wazari. Tanto ele quanto Abdusaidov foram punidos com dois shidos cada, mas ao fim da luta, o wazari de Aristides levou o brasileiro ao triunfo.

52kg – N Ermaganbetova x Nicole Franzoi

As duas judocas levaram shidos no tempo regulamentar e não conseguiram pontuar. Com isso, a luta foi para o golden score. Após 1min15s de tempo extra, Ermaganbetova sofreu outra punição e a brasileira venceu.

66kg – Jaykhunbek Nazarov x Pedro Medeiros

O brasileiro Pedro Medeiros venceu facilmente o uzbeque Nazarov com um ippon. Faltavam 2min08s para o fim da luta quando Medeiros arremessou o adversário e abriu 4 a 0 para o Brasil.

63kg – Sita Kadamboeva x Thayane Lemos

Thayane Lemos venceu a uzbeque Sita Kadamboeva por ippon quando o cronômetro marcava 58s para o fim do confronto. A brasileira conseguiu arremessar a adversária, mas deixou o tatame mancando. Na final, a disputa da categoria seria feita por Gabriella Moraes.

81kg – M Turoboyev x Marcelo Gomes

Marcelo Gomes conseguiu dois wazaris contra um de Turoboyev. Apesar de ter um shido, o brasileiro venceu o duelo ao fim do tempo regulamentar, abrindo 6 a 0 para o Brasil.

63kg – Luiza Cruz

A brasileira venceu por ippon já que a sua adversária não compareceu.

81kg – Edgar Grigoryan x Leonardo Sant’Ana

O brasileiro Leonardo Sant’Ana conseguiu pontuar logo no início da luta. Pouco depois, Grigoryan sofreu com uma punição. Os dois judocas foram punidos em seguida. Por fim, o uzbeque sofreu mais uma punição e perdeu a luta.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Judô