Siga o OTD

Judô

Troféu Brasil chega ao fim com judocas de 17 clubes no pódio

Quase 400 atletas estiveram no Troféu Brasil em dois dias de disputas em Brasília. Pinheiros liderou no feminino e no masculino, com 17 medalhas

Lara Monsores/CBJ

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Troféu Brasil de Judô reuniu 396 judocas de todo o Brasil em dois dias de disputas que se encerraram neste sábado (21), no Ginásio do Cruzeiro, em Brasília, consagrando clubes tradicionais do judô nacional e abrindo portas para novas agremiações. Ao final, judocas de 17 times subiram ao pódio do Troféu Brasil, principal competição interclubes de judô.

+ INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

A partir deste domingo (22), eles voltarão a se enfrentar, dessa vez, na disputa por equipes mistas do Grand Prix Nacional de Judô, que contará com 12 clubes.

Trazendo sua força máxima para o Troféu Brasil, o Esporte Clube Pinheiros conquistou o maior número de medalhas do evento, totalizando 17 pódios. O segundo clube com mais medalhas foi o Minas Tênis Clube, que também veio para Brasília com seu time principal e faturou 10 pódios.

Judocas da seleção, medalhistas olímpicos, mundiais e pan-americanos como Rafael Silva “Baby” (+100kg),  Maria Suelen Altheman (+78kg), Larissa Pimenta (52kg) e Gabriela Chibana (48kg), ao lado de jovens como Kainan Pires (66kg) e Camila Ponce (78kg) conquistaram as seis medalhas de ouro que colocaram o Pinheiros em primeiro lugar, tanto entre as mulheres, quanto entre os homens.

Outros clubes tradicionais, como Minas, Sogipa e Reação também mantiveram-se no topo do judô nacional com medalhas de ouro entre as 14 categorias em disputa. Seus títulos vieram com Tamires Crude (57kg/Reação), Guilherme Schimidt (81kg/Minas), Aléxia Castilhos (63kg/Sogipa) e Leonardo Gonçalves (100kg/Sogipa).

Mas, o Troféu apresentou também clubes que surgem ou ressurgem como forças no cenário nacional. Casos da Associação Desportiva São Caetano, campeã do peso médio feminino com Amanda Oliveira (70kg), do carioca Jequiá Iate Clube, que levou o título dos médios masculinos com Cleyanderson Oliveira (90kg), e também do Clube Paineiras do Morumby, que arrematou dois ouros, com o ligeiro Allan Kwabara (60kg) e o leve Eduardo Katsuhiro (73kg).

Os demais clubes que saíram com medalhas do Troféu Brasil foram Sesi (SP), Grêmio Náutico União (RS), Sociedade Morgenau (PR), Club Athletico Paulistano (SP), Ass. Yamazaki de Judô de São José dos Campos (SP), A.A.D. MESC São Bernardo (SP), Associação CIA do Judô (PE), Aos. Esporte Sem Fronteiras do Brasil (MG), David Moura Academia de Judô (MT) e Judô Praia Grande (SP).

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Judô