Siga o OTD

Judô

Seleção se despede de 2018 no Desafio Internacional de Judô

Disputa do Desafio Internacional acontecerá no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas (BA), nos dias 20 e 21 de dezembro.

Seleção se despede de 2018 no Desafio Internacional de Judô
Divulgação

Depois das três medalhas conquistadas no World Masters da China no último final de semana, o judô brasileiro retornará ao tatame nesta semana para despedir-se de 2018 bem perto da torcida. Isso porque a seleção do Brasil, liderada pela campeã olímpica Rafaela Silva, enfrentará, nos dias 20 e 21 de dezembro, a seleção do Japão no Desafio Internacional de Judô, evento amistoso realizado pela Confederação Brasileira de Judô em parceria com o Bradesco, patrocinador master do judô brasileiro.

Para a última competição do ano, a seleção brasileira de judô foi escalada com David Lima (73kg), Eduardo Katsuhiro Barbosa (73kg), Giovanni Ferreira (90kg) e Leonardo Gonçalves (+90kg), no masculino, e com Rafaela Silva (57kg), Maria Portela (70kg), Beatriz Souza (+70kg) e a baiana Vitória Ribeiro (70kg), de 20 anos, estreante em competições com a seleção.

“Estou bastante ansiosa para lutar. Todo mundo botando força. É um orgulho muito grande para mim poder representar a Bahia e o Brasil nesse Desafio”, disse a judoca, que é natural de Camaçari e substituirá Maria Portela no segundo dia do Desafio.

Do lado japonês a equipe será formada pelos judocas Kana Suzuki (57kg), Sae Tasaka (70kg), Etani Tomoni (+70kg), Mitsui Daiki (73kg), Yuya Sato (73kg), Jumpei Igarashi (90kg) e Koitaro Matsutani (+90kg) sob o comando da técnica Shinobu Toshito.

“Uma coisa é lutar bem com japoneses, outra coisa é vencer japoneses. Então, acho que esse Desafio vai ser bom para tentarmos achar um caminho para ganharmos dos japoneses”, avalia o peso leve brasileiro Eduardo Katsuhiro, que morou no Japão dos três aos 17 anos e conhece bem o estilo do judô japonês. “Minha família foi para trabalhar em Hamamatsu. Minha infância e minha adolescência foram lá, então, minha base no judô vem do Japão. Isso me ajuda bastante nos confrontos com judocas do Japão.”

O palco do duelo será o ginásio do Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, na Bahia. A delegação japonesa e parte da seleção brasileira já estão concentrados no município baiano realizando os últimos treinos antes do Desafio.

Nesta segunda, eles participaram de um treinamento no CPJ que contou com a presença de aproximadamente 30 judocas de sete estados nordestinos. Atletas do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia vieram a Lauro de Freitas em busca do intercâmbio com os atletas japoneses e com a seleção principal do Brasil.

O primeiro confronto do Desafio Internacional será nesta quinta-feira (20), às 18h (horário de Brasília) e terá transmissão ao vivo na TV pelo canal ESPN. O segundo duelo será na sexta (21), no mesmo horário, tendo transmissão ao vivo tanto pela ESPN, quanto pelo SporTV. Serão sete lutas no confronto entre as equipes mistas (masculino e feminino) e quem conseguir vencer a maioria dos combates será o campeão.

Mais em Judô