Siga o OTD

Jogos Olímpicos de Inverno

Bobsled se prepara para chegar à bateria final do 4-man

Bobsled se prepara para chegar à bateria final do 4-man
Geovaine de Oliveira/EXPORTT

Equipe brasileira do Bobsled 4-man começa a disputa na próxima sexta-feira (23).

Prestes a iniciar a participação nos Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018, a equipe de bosbled 4-man do Brasil está fazendo bons treinos na pista do Olympic Sliding Centre. Mostrando regularidade, terminou todos os quatro treinos realizados até está quinta-feira (22) entre as 20 primeiras. Essa é a posição de corte para definir a classificação para a quarta e última bateria dos Jogos, o principal objetivo do time brasileiro nos Jogos.

A competição do 4-man será realizada em quatro baterias. A soma dos tempos define os vencedores. Na sexta-feira (23), a partir das 21h30, serão realizadas as duas primeiras baterias. No sábado, no mesmo horário, começam as duas baterias finais. Porém, dos 30 trenós que começam a disputa, apenas 20 participam da quarta e última descida. A melhor colocação do bobsled brasileiro em Jogos Olímpicos foi a 25ª, em Turim 2006.

O time brasileiro é formado pelo piloto Edson Bindilatti, Edson Martins Odirlei Pessoni e Rafael Souza. Nas quatro descidas realizadas durante o treinamento oficial, o Brasil sempre ficou entre as 20 primeiras equipes. Nas duas descidas desta quinta, o quarteto nacional chegou à frente do alemão, pilotado por Johanns Lochner, atual campeão mundial.

Ainda serão realizadas mais duas descidas em um treino oficial antes da competição. “Foram quatro excelentes descidas durante os treinos oficiais. Estou bem adaptado à pista, o push foi muito bom. Agora é trabalhar nas lâminas e no ajuste do trenó. Vamos deixa-lo prontinho para a competição”, afirmou Edson Bindilatti, que foi o porta-bandeira da delegação brasileira na Cerimônia de Abertura dos Jogos.

A estreia brasileira no 4-man foi nos Jogos Olímpicos de Salt Lake 2002, seguido de Turim 2006. Depois de ficar de fora de Vancouver 2010, o trenó brasileiro reapareceu em Sochi-14. Edson Bindilatti participou de todas as três edições olímpicas em que o 4-man do Brasil esteve presente.

O Brasil também participou da prova do 2-man em PyeongChang, estreia olímpica do país neste tipo de trenó. Edson Bindilatti e Edson Martins alcançaram a 27ª colocação. “O 2-man foi um grande treino para o 4-man. Poderíamos ter ido melhor, mas não ficamos muito atrás dos primeiros colocados. Vamos provar que o nosso forte é o 4-man”, disse Bindilatti.

Mais em Jogos Olímpicos de Inverno