Siga o OTD

Jogos Olímpicos de Inverno

Bobsled do Brasil estreia com o inédito 2-man neste domingo

Gustavo Longo/CBDG

Equipe de bobsled do brasil aproveitou ao máximo o período de treinos na Coreia. 

A equipe de bobsled do Brasil foi uma das primeiras a chegar aos Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018. Na Coreia desde o dia 1 de fevereiro, os brasileiros aproveitaram para treinar na pista oficial e fazer os ajustes finais nos trenós. Neste domingo, dia 18, as 8h05 (de Brasília), o time estreia nos Jogos com a disputa do 2-man, trenó para dois.

O piloto Edson Bindilatti e o breakman Edson Martins formam a dupla do Brasil em PyeongChang. Esta é a primeira vez que o país conquista a vaga olímpica no 2-man. Atualmente, os brasileiros ocupam a 35ª posição no ranking internacional da Federação Internacional na categoria dupla masculina.

A equipe brasileira está aproveitando ao máximo o período de treinos oficiais na pista da competição. “A pista está bem rápida. Ontem nós fomos rápidos, mas eu não gostei da minha pilotagem. Hoje eu já fui melhor e ainda mais rápido na segunda descida do dia. Ainda faltam alguns detalhes e também achar a melhor lâmina para usar na competição”, disse o piloto Edson Bindilatti, disputando sua quarta edição olímpica.  Lâmina é a peça do trenó que fica em contato com o gelo da pista.

No primeiro dia de disputa, cada equipe faz duas descidas na pista do Olympic Sliding Centre de PyeongChang. Na segunda-feira, dia 19, as duplas participam da terceira corrida. Apenas os 20 melhores na somatória dos tempos participam da quarta e última descida, que definirá o pódio.

“Durante os treinos nós ficamos entre os Top 20, deixando para trás equipes que costumavam ficar muito na nossa frente. Isso é importante e mostra a nossa evolução. No dia da competição temos que repetir esse desempenho. A equipe que errar menos vai fazer um bom resultado”, disse Bindilatti, que foi o porta-bandeira do Time Brasil na Cerimônia de Abertura dos Jogos.

A equipe brasileira de bobsled também participará do 4-man, com o time formado por Odirlei Pessoni e Rafael Souza ao lado de Edson Bindilatti e Edson Martins. As provas do quarteto acontecem nos dois últimos dias dos Jogos Olímpicos de PyeongChang.

Mais em Jogos Olímpicos de Inverno