Siga o OTD

Jogos Olímpicos de Inverno

Presidente da CBDG quer Arena Ice Brasil para todos os esportes

Matheus Figueiredo, comandante da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo, almeja local como centro de treinamento das modalidades e para a população em geral

Inaugurada antes da pandemia do coronavírus, a Arena Ice Brasil pode mudar os desportos no gelo no país. Segundo Matheus Figueiredo, presidente da CBDG (Confederação Brasileira de Desportos no Gelo) vê o espaço como importante para o futuro das modalidades no país. “Estamos trabalhando para que a arena seja um centro de treinamento de todas as modalidades”, disse Figueiredo, em live ao Olimpíada Todo Dia.

Localizada em São Paulo, a Arena Ice Brasil poderá se tornar um marco nos esportes de gelo no país. Aberto no começo do ano, e fechado em razão da pandemia, o local é um centro de treinamento e prática de curling, hóquei no gelo e patinação. Segundo Matheus Figueiredo, a ideia é usar o local para todas as modalidades da CBDG futuramente.

“Estamos trabalhando para que a arena seja um centro de treinamento de todas as modalidades da CBDG. Com seus atletas treinando na arena e com os melhores sendo convocados para representar o Brasil nas competições”.

Brasil perde para Alemanha no curling - Jogos de Inverno da Juventude - Foto: OIS/Jed Leicester
Equipe brasileira de curling (Foto: OIS/Jed Leicester)

Quebrando barreiras

Uma das barreiras dos esportes no gelo é a questão climática. No Brasil, que é um país tropical, o público em geral pode imaginar que é difícil e caro para manter um local para treinos das modalidades. Entretanto, Matheus deixa claro que a Arena Ice Brasil mostra que não é assim.

“Não depende de inverno, depende de estrutura. Algumas destas dependem de coisas normais do nosso dia a dia. Uma arena de curling precisa de energia elétrica, basicamente. É a mesma estrutura elétrica de uma piscina”. 

Apesar de ter como foco a prática e treinamento das modalidades esportivas, a Arena Ice Brasil quer diversificar. Segundo o presidente da entidade máxima dos esportes no gelo, a ideia é usar o espaço de diversas formas e, também no futuro, formar profissionais para trabalhar na modalidade.

Arena Ice Brasil
A pista de curling da Arena Ice Brasil, em São Paulo (Divulgação/CBG)

+ CBF anuncia duas mulheres coordenadoras e equipara premiações

“Queremos que seja um espaço para tudo que for possível realizar, para que as pessoas possam ir na Arena Ice Brasil. Estamos preocupados com a formação das pessoas também. Um profissional de educação física que queira dar aulas de qualquer modalidade no gelo, nós queremos conseguir dar essa formação para a pessoa”.

Olimpíada em 2022

O ano de 2020 é o meio do ciclo para a CBDG. As modalidades da entidade estão com a preparação afetada por conta da Covid-19, mas, segundo Matheus Figueiredo, as chances de classificação são boas, em algumas modalidades.

Isadora Williams patinação artística olimpíadas de inverno pyeongchang nova york coronavírus
Isadora Williams é uma das chances do Brasil para Pequim 2022 (instagram/isadorable96)

“Temos chance no bobsled masculino, com dois pilotos. Podemos classificar ainda o bobsled feminino, no monobob, temos chance na patinação artística com a Isadora Williams. Temos ainda o João Vitor na patinação de velocidade, que na última temporada participou do Mundial pela primeira vez na história, e o skeleton, com a Nicole Silveira”. 

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Segundo o presidente, se fosse possível colocar em uma ordem de possibilidades, as chances de vagas nos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim-2022 seriam distribuídas com o skeleton e o bobsled com as maiores possibilidades, seguido pelas patinações e com o curling mais distante da China.

Veja como foi a live de Matheus Figueiredo com o OTD

Mais em Jogos Olímpicos de Inverno