Siga o OTD

Pan 2019

Argentina domina as ações e vence o Brasil em sets diretos

Mais equilibradas durante o jogo e crescendo na reta final, argentinas superam a Seleção Brasileira por 3 sets a 0 e lideram o grupo nos Jogos Pan-Americanos

(Créditos: Victor Calvo)

Na segunda rodada do Vôlei feminino nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, o Brasil enfrentou a Argentina, na tarde desta quinta-feira (08). Na partida, as argentinas foram mais consistentes e conseguiram a vitória por 3 sets a 0. As maiores pontuadoras da partida foram Lorenne, com 18 acertos, e Fresco, com 26. Nesta sexta-feira (09), a Seleção Brasileira mede forças contra os Estados Unidos, precisando da vitória para avançar de fase.

“Precisamos saber acalmar os ânimos, deixar o mental mais tranquilo. Tecnicamente e taticamente a gente sabe o que tem que fazer. Hoje estávamos pressionadas, porque o time argentino estava bem, com um saque forte entrando, sabíamos que precisávamos seguir o que foi proposto, o que não fizemos”, comentou Macris.

Agora a partida contra a Argentina já é página virada. O foco é contra os Estados Unidos, na terceira partida pela fase de grupos dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. Para avançar para a semifinal, a Seleção Brasileira feminina de vôlei precisa da vitória, caso contrário disputará no máximo o quinto lugar.

“É um time que me parece estar tentando encontrar o melhor entrosamento, como nós estamos. Vai depender muito de quem tiver mais tranquilidade no jogo. Nós vimos o jogo contra a Argentina, em que elas buscaram a partida, o que mostra que todas que estão aqui ajudam, o que acontece com o nosso time, não é porque não está entre as sete titulares que você não pode ajudar de uma outra forma”, comentou a levantadora e capitã.

O jogo

No primeiro set, o primeiro terço dos pontos foi feito de momentos opostos. No começo, a Argentina foi superior, conseguindo alguns contra-ataques e aproveitando erros brasileiros, fazendo 5 a 2. Porém, o Brasil não demorou a reagir e, contando com excelentes saques e um bom volume de jogo com o sistema defensivo funcionando, não demorou para virar para 9 a 6.

Na sequência da parcial, as duas Seleções passaram a trocar pontos, com o Brasil se mantendo na liderança do placar, até o 14 a 12. Neste momento, as brasileiras acabaram reclamando muito de duas não marcações de bolas que caíram na quadra das argentinas, acabaram se desconcentrando e viram as adversárias abrirem 18 a 15, obrigando a parada na partida.

Na volta, o Brasil cresceu. Contanto com Lorenne inspirada, a equipe não só conseguiu a igualdade, como virou para 22 a 21, fazendo com que a partida fosse parada novamente. No retorno a quadra, a Argentina retomou o ritmo, fazendo com que a troca de pontos começasse. Na hora da decisão, as argentinas conseguiram colocar uma bola para cima, gerando contra-ataque e fecharam em 25 a 23.

Na segunda parcial o Brasil não começou focado. Ainda com as marcações erradas, ao seu ver, do set anterior e incomodado com mais uma não marcada no segundo, as brasileiras demoraram a jogar como na primeira parte e viram a Argentina colocar 10 a 5 no placar.

Na sequência, apesar de tentar encostar no placar, o Brasil seguia errando nos momentos chaves, o que mantinha a diferença no placar na casa dos três pontos durante todo o tempo. Na reta final, foi só questão de tempo para que a vitória fosse da Argentina por 25 a 19, abrindo 2 sets a 0 no jogo.

Muito diferente da parcial anterior, o Brasil teve um começo completamente concentrado no terceiro set. Se preocupando somente com o jogo e esquecendo a arbitragem, as brasileiras assumiram a liderança do marcador ainda no primeiro terço dos pontos. Porém, aos poucos, a Argentina foi chegando no placar, conseguindo a igualdade em 20 a 20. Na hora da decisão, as hermanas erraram menos e acabaram vencendo por 25 a 23.

Mais em Pan 2019