Siga o OTD

Pan 2019

No sufoco, Brasil vence Porto Rico e vai à semifinal

Com sustos no último quarto, Brasil bate Porto Rico e emenda a segunda vitória no Pan de Lima

Foto: Alexandre Loureiro/COB

Mais uma grande partida da seleção feminina de basquete nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. Nesta quarta-feira (7), o Brasil entrou em quadra contra Porto Rico e venceu por 64 a 58. As brasileiras chegaram a estar perdendo por 13 pontos no segundo quarto, mas conseguiram a virada. Tomaram sustos no último, mas souberam fechar a partida.

Com este resultado, a equipe comandada pelo técnico José Neto chegou aos quatro pontos, decorrentes de dois resultados positivos, garantindo classificação antecipada para a semifinal.

Incrível como o time brasileiro gira a bola e várias atletas pontuam. Clarissa, mais uma vez, foi a cestinha com 12 pontos e nove atletas meteram bolas. Somente Lays passou em branco. Contudo, Jennifer Oneill foi a estrela da partida, marcando 23 pontos.

“Estamos de parabéns, atletas e comissão técnica, pois o caminho é esse. Não tem muito o que falar, é um novo ciclo e uma nova era”, comentou a pivô Erika de Souza.

“Uma vitória importante, contra uma equipe que está jogando muito bem e que atua junta há um bom tempo. Tivemos uma atuação bastante coletiva, demos 16 assistências e jogamos com agressividade, mesmo com a possibilidade das nossas adversárias arremessarem lances livres; foi muito bom, visto que sabíamos da importância deste resultado positivo para termos uma chance de disputar medalha”, comentou José Neto.

O JOGO
Como na primeira partida, o Brasil saiu atrás e penou um pouco para se recuperar. Incrível como as adversárias têm conseguido pegar rebotes ofensivos atrás de rebotes ofensivos. Com tantas segundas chances, Porto Rico foi largando na frente. É preciso ressaltar a habilidade e agressividade de Jennifer Oneill, que terminou o primeiro tempo com 14 pontos.

Aliás, Porto Rico chegou a estar liderando por 26 a 13 no meio do segundo quarto. As comandadas de José Neto, entretanto, não se apavoraram. Seguiram marcando forte e trabalhando a bola no ataque. A paciência e confiança deram resultado. Com Isabela inspirada e três bolas de três perfeitas, o Brasil foi chegando e tirando o ímpeto das adversárias.

E ao final do primeiro tempo veio a virada com uma arrancada de 19 pontos a 5. As equipes foram para o intervalo com o Brasil liderando por 32 a 31. Na volta dos vestiários as brasileiras deram show na defesa. Sufocaram as porto-riquenhas e abriram vantagem. Clarissa tomou conta da partida e o Brasil chegou a liderar por 10.

Oneill seguia quase imparável, marcando pontos de todos os jeitos, mas as outras jogadoras de Porto Rico sumiram. Todo movimento adversário era contestado, uma raça e concentração dignas de aplauso do time brasileiro.

Jogando contra o ginásio, que claramente torcia mais para Porto Rico, o Brasil deu brechas no último quarto e tomou alguns sustos. A adversárias encostaram e desequilibraram nos minutos finais. No sufoco, as brasileiras seguraram o resultado e a vitória.

GUIA PAN 2019 CALENDÁRIO    NOTÍCIAS

Mais em Pan 2019