Siga o OTD

Pan 2019

Maria Ieda Guimarães é a melhor brasileira no 1º dia do Pentatlo

Brasileira termina a esgrima com 22 vitórias em 31 confrontos e segue para o segundo dia na disputa pelas medalhas

GUIA PAN 2019 CALENDÁRIO    NOTÍCIAS

Na abertura das competições do Pentatlo Moderno nos Jogos Pan-Americanos de Lima, o Brasil conseguiu uma atleta dentro do top cinco feminino. Maria Ieda Guimarães terminou esta sexta-feira (26), com 22 vitórias nos 31 confrontos e é a quinta colocada entre as mulheres. Isabela de Abreu e Priscila Oliveira terminaram na 11ª e 16º colocações.

Abrindo a disputa do Pentatlo, a esgrima contou com 16 rounds de combates com cada atleta realizando 31 duelos nesta quinta-feira. Neles, Maria Ieda Guimarães fez um total de 250 pontos e 22 vitórias, ficando no quinto lugar, 21 pontos atrás da líder, Mariana Gutierrez, do México.

“Achei a minha prova muito boa. Poderia ter um começo melhor, mas é assim mesmo. Agora é descansar e focar para o segundo dia de provas e espero ir bem”, disse Maria Ieda Guimarães.

Um pouco mais abaixo na classificação após a disputa da esgrima, Isabela de Abreu não viu sua participação na prova que abriu a disputa somente pelo resultado final. Para a atleta, um fator pesou para que a disputa desta quinta-feira fosse mais inesperada.

“Eu joguei bem. Meu técnico estava ai o tempo todo me instruindo e isso foi importante. Aconteceu um vacilo ou outro, no pentatlo é um toque só então é mais difícil, mas dentro do que a gente trabalhou, deu pra fazer uma gordurinha para amanhã”, comentou Isabela de Abreu.

Sobre o segundo dia do pentatlo moderno, Isabela é direta. “Essa prova de hoje é a que menos depende da gente, por ter o adversário. Amanhã as provas dependem somente de mim, do meu desempenho e eu sei o que eu posso fazer na natação e na corrida e focar no cavalo, onde acredito que será a diferença”, finalizou Isabela

O que acontecerá no segundo dia de provas

O pentatlo moderno está sendo disputado em dois dias nos Jogos Pan-Americanos de Lima. No primeiro, as atletas competiram na esgrima, todas contra todas em 16 rodadas, formando um ranking classificatório. No segundo dia, os competidores disputam uma “rodada bônus” da mesma modalidade no sistema mata mata.

Nela, levando-se em conta o ranking classificatório, a última colocada enfrenta a penúltima, quem vencer enfrenta a antepenúltima, quem vencer enfrenta a atleta acima dela na classificação e assim sucessivamente, em rounds de morte súbita de até 30s, até chegar na primeira colocada, com as competidoras recebendo uma pontuação bônus de acordo com o seu posicionamento.

Após isso é disputada a natação, que também gera uma classificação e pontos para cada uma das participantes. Encerrado esta prova, é somado todos os pontos e todas as atletas e é feita a classificação geral. Com ela, a líder é a primeira a sortear o cavalo que irá competir no hipismo.

Após a quarta prova, a pontuação conquistada é somada na classificação geral das atletas e a diferença de pontos entre cada uma das atletas é a vantagem em segundos que cada uma terá para a disputa da prova combinada, formada pela corrida e o tiro.

Mais em Pan 2019