Siga o OTD

Pan 2019

Lima 2019: atletas do Time Brasil chegam à Vila Pan-Americana

Primeiro evento de competição está programado para 24 de julho, dois dias antes da Cerimônia de Abertura

Foto: Alexandre Loureiro/COB

O Time Brasil já está na Vila Pan-Americana de Lima. Neste domingo, 21 de julho, os primeiros atletas da delegação brasileira conheceram as instalações em que ficarão hospedados pelas próximas semanas e se impressionaram com as acomodações na capital peruana.

“Tivemos uma viagem tranquila e agora chegamos à Vila. Esta é a minha terceira participação nos Jogos Pan-americanos e a impressão foi muito boa. O quarto é bom, o refeitório também. A princípio, temos tudo o que precisamos aqui dentro”, disse o ginasta Francisco Barretto, ouro em Guadalajara 2011 e prata em Toronto 2015.

“Os processos de desembarque e entrada na Vila foram ágeis. Buscamos nossos uniformes, fizemos as trocas necessárias com o COB, e tudo foi bem mais rápido que eu esperava. É o meu primeiro Pan e o tamanho da operação me impressionou. É uma estrutura gigantesca”, complementou Pedro Mometto, do squash.

As primeiras equipes a entrarem na Vila foram as de ginástica artística, handebol feminino, patinação artística e squash. Mas não foram só eles que desembarcaram em Lima neste domingo: basquete 3×3, hipismo, levantamento de pesos, pentatlo moderno, rugby de 7 e vôlei de praia também estão em solo peruano, totalizando 92 atletas.

Bicampeã pan-americana (Rio 2007 e Guadalajara 2011), Duda Amorim, da seleção feminina de handebol, exaltou a oportunidade de disputar os Jogos pela terceira vez em sua carreira: “É um evento muito legal de participar, tem uma grande troca de experiências com outras modalidades, sempre dá para conversar com alguém. Ao mesmo tempo, é muito importante para nós, já que temos a chance de garantir a vaga olímpica para Tóquio 2020.”

Já Gustavo Casado, da patinação artística, ainda está atônito com sua estreia no Pan.

“Fui para a Itália treinar antes de chegar a Lima e, como é o meu primeiro Pan, estou muito ansioso para competir. A expectativa é grande. Preciso manter a calma e, se eu mantiver a cabeça tranquila, tudo dará certo.”

Nesta segunda-feira, 22, estão previstas as chegadas das seleções de boxe, taekwondo e parte das equipes de atletismo, canoagem velocidade, tiro esportivo e vela. A cerimônia de abertura dos Jogos Pan-americanos está marcada para 26 de julho, mas o Time Brasil já estará em ação dois dias antes. A seleção feminina de handebol estreia às 22h30, no horário de Brasília (20h30, hora local), contra Cuba. E as duplas de vôlei de praia, Oscar/Thiago e Ângela/Carol Horta, aguardam o sorteio das chaves para saber se já terão compromissos nesta data.

Mais em Pan 2019