Siga o OTD

Pan 2019

Todo favoritismo de Calderano nos Jogos Pan-Americanos

Número sete do mundo, último campeão dos Jogos Pan-Americanos e único representante das Américas no top10, não faltam motivos para acreditar no favoritismo de Hugo Calderano em Lima 2019. Assista ao vídeo!

Status de favorito pouco é bobagem! Hugo Calderano tem apenas 23 anos, mas já pode ser considerado uma das maiores promessas olímpicas do Brasil na atualidade. Sétimo colocado do ranking mundial do tênis de mesa, o brasileiro chega para jogar pela segunda vez os Jogos Pan-Americanos na edição de Lima 2019. Mais maduro, o atleta sabe que mudou muito nesses quatro anos.

“Eu acho que eu mudei muito. Principalmente, meu nível subiu bastante desde o último Pan. Se eu não me engano eu cheguei no Pan como cabeça de chave dois ou três, felizmente, consegui ser campeão. Agora, com certeza, eu vou chegar como principal favorito, né? Eu estou agora no top 10, então a responsabilidade também aumenta. Mas eu acho que isso vai me favorecer, sim, claro. Quanto mais experiência e maior for seu nível, é sempre melhor. Eu acho também que o importante é aproveitar. Pan-Americano é um evento muito legal de participar. Você pode ver atletas de outros esportes. E acho que é importante também curtir a competição,” contou com exclusividade ao Olimpíada Todo Dia.

Hussein Sayed/ITTF/Divulgação

Na última edição que participou, Toronto 2015, Hugo saiu com duas medalhas de ouro: equipes e individual. Além disso, Calderano é o melhor representante das Américas do mundo. Favoritismo? Pois não pensem que isso assuste: “Não. Acho que não pesa muito. Não penso muito na pressão que isso traz. Eu também já estou acostumado a jogar um pouco com esse favoritismo, principalmente nas Américas. E eu acho que a equipe do Brasil, no geral, sempre chega como favorita nas Américas. Eu acho que isso só ajuda a gente a nos fortalecer.”

E fortalece mesmo. Calderano disputa o individual de Lima 2019 entre os dias 5 e 7 de agosto. É o primeiro passo para estar mais perto do sonho de conquistar uma medalha em Jogos Olímpicos, já que o campeão garante vaga direta em Tóquio 2020. Além disso, nessa edição do Pan, Hugo pode superar o desempenho de 2015 já que joga também o torneio de duplas e por equipes.

“Eu acho que o Pan ajuda um pouco para você chegar nas Olimpíadas mais preparado. (…) O Pan, na verdade, vai ser o início do ciclo olímpico, porque pra mim o ano olímpico não vai começar depois que acabar os Jogos Pan-Americanos, eu acho que o Pan já vai ser o começo de uma nova etapa, que vai ser o ano antes das Olimpíadas. Então eu acho muito importante eu poder descansar um pouco agora e daí começar a preparação focando no Jogos Pan-Americanos e já emendar pro ano Olímpico.”

Já está ansioso para ver Hugo Calderano no pódio? Calma, ele ainda não pensa nisso, mas já tem uma resposta pronta pra isso: “Claro que gostaria de ganhar algumas medalhas de ouro, mas eu não penso muito nisso. Eu vou focar só no que eu preciso fazer para conseguir meus objetivos e o resultado, com certeza, vai ser consequência disso.”

Equipes e duplas

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Gustavo Tsuboi – Table tennis (@gustavo.tsuboi) em

Calderano não é favorito sozinho! A equipe brasileira sempre chega com esse status.  Nas duplas masculinas, Hugo Calderano jogará ao lado de Gustavo Tsuboi entre os dias 04 e 06 de agosto. E por equipes a disputa será entre o dia 08 e 10 de agosto.

“O Tsuboi está aí há muitos anos também entre os melhores das Américas. Com um nível bem sólido. Então eu tenho bastante confiança nele. E o Eric também é mais novo, quer dizer, é mais velho que eu, mas mais novo na Seleção, só que também está com um nível muito bom. Teve bons resultados internacionalmente, nos últimos anos, então eu acho que a gente vai chegar bem forte no Pan.”

GUIA PAN 2019 CALENDÁRIO    NOTÍCIAS

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Pan 2019