Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Lima 2019 divulga datas do futebol de 7 e do basquete em CR

Para o Parapan Am Games, os esportes serão realizados no Complexo Esportivo VMT e no Videena Sports Center 1, respectivamente.

Reprodução/Lima 2019

O futebol de 7, destinado a pessoas com paralisia cerebral (PC), o e basquete em CR (cadeira de rodas), estão entre os dois Para esportes que atraem mais interesse durante os Jogos Parapan-Am. Sendo assim, nesta sexta-feira (17), os sorteios de ambos os calendários e grupos foram realizados em uma cerimônia presidida por Carlos Neuhaus, Diretor Executivo de Lima 2019.

Além disso, Gustavo San Martin, Diretor de Esportes de Lima 2019, participou do sorteio com o Delegado Técnico Internacional da Federação Internacional de basquete de cadeira de rodas, Steve Bach, e o Delegado Técnico Internacional da Federação Internacional de Futebol das Pessoas com Paralisia Cerebral, Paulo Cruz.

Primeiro de tudo, foi anunciado o calendário do Futebol de 7. O Peru vai estrear no dia 24 de agosto contra o Brasil, a partir das 9h30 (hora local), depois a Venezuela enfrentará a Argentina (11h30) e fechará os Estados Unidos contra a Colômbia (1: 30 horas). Haverá cinco dias nesta primeira fase e os dois melhores da tabela jogarão pela medalha de ouro, enquanto o terceiro e o quarto jogarão a medalha de bronze.

O Campo de Rugby, localizado no complexo desportivo de Villa Maria del Triunfo, será o palco de todos os jogos de futebol de 7. O prêmio e a apresentações da medalha será em 31 de agosto após a data final da disputa de futebol.

BASQUETE EM CR

O Basquete em Cadeira de Rodas, por outro lado, consistirá em dois grupos de quatro equipes cada, nas categorias masculino e feminino. Na primeira fase, todos contra todos serão medidos e classificarão os dois melhores para a semifinal. Os vencedores desta etapa vão se contentar com a medalha de ouro, em 31 de agosto.

Nos homens, o Brasil foi enquadrado no grupo B junto com o Peru, Porto Rico e Estados Unidos. Enquanto isso, Canadá, Argentina, Colômbia e México jogarão no grupo A. Entre as mulheres, nossa equipe enfrentará Estados Unidos, Chile e Peru no grupo A. Canadá, México, Argentina e Colômbia formam o o B.

A data de abertura do basquete em CR será no dia 24 de agosto, no Videena Sports Center 1. Os Estados Unidos, atual campeão do Parapan, em ambas as categorias, virão revalidar sua coroa. Este esporte é um dos 13 que se qualificarão para os melhores localizados nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

SOBRE LIMA 2019

O Parapan Am Games sediará 1.890 atletas de 33 países, que participarão de 17 modalidades esportivas e 18 disciplinas. As competições serão realizadas entre os dias 23 de agosto e 1º de setembro de 2019. 14 destas disciplinas serão qualificatórias para os Jogos Paraolímpicos de Tóquio 2020.

O Peru terá a maior delegação de sua história nos Jogos Parapan-Am. Estima-se cerca de 120 para atletas, encabeçada por Dunia Felices (para natação), Pilar Jáuregui, Pedro Pablo de Vinatea (ambos badminton) e Alejandra Callirgos (basquete de cadeira de rodas).

Mais em Paralimpíada Todo Dia