Siga o OTD

Pan 2019

Brasil disputa o Campeonato Pan-Americano de judô

Campeonato Pan-Americano começa na quinta valendo pontos na corrida para os Jogos Pan-Americanos de Lima

Mayra Aguiar
Mayra Aguiar já venceu o torneio em cinco oportunidades (arquivo)

A seleção brasileira disputará a partir desta quinta-feira (25) até domingo (28) o Campeonato Pan-Americano de Judô em Lima, no Peru. O torneio faz parte da corrida para os Jogos Pan-Americanos que também serão disputados na capital peruana ainda este ano.

O Brasil terá força máxima no tatame do Coliseo de La Videna. Dos 18 atletas convocados pela CBJ, 16 serão cabeças de chave e 15 já foram medalhistas em edições anteriores do Pan-Americano de judô. Da atual equipe, os maiores campeões são Mayra Aguiar, com cinco títulos, e Rafael Silva e Sarah Menezes, cada um com quatro ouros.

O campeonato distribui pontos para o ranking pan-americano, critério de classificação para os Jogos de Lima. Os campeões somam 500 pontos. Além dele, haverá também a Copa Pan-Americana, na Cidade do Panamá nos dias 22 e 23 de maio, que dará até 200 pontos no mesmo ranking.

Os nove melhores de cada categoria de peso na listagem continental após a Copa Pan-Americana classificam-se para os Jogos de Lima 2019.

Vale dizer que o Campeonato Pan-Americano também pode entrar como o sexto ponto no ranking mundial, base dos critérios para o Mundial de Tóquio deste ano e também para os Jogos Olímpicos do ano que vem.

Na preparação para Lima, a seleção treinou durante duas semanas concentrada em Pindamonhangaba, interior de São Paulo, com outras seleções de países como França, Alemanha, Bélgica, Holanda e Croácia, além de Chile, Argentina e Equador, possíveis adversários do Brasil no Pan.

Programação

A agenda da seleção em Lima começa nesta quarta-feira (24) com o sorteio das chaves. Os combates começarão na quinta-feira (25) com Nathália Brígida (48kg), Sarah Menezes (52kg), Larissa Pimenta (52kg), Rafaela Silva (57kg), Eric Takabatake (60kg) e Daniel Cargnin (66kg).

Na sexta-feira (26) lutarão Aléxia Castilhos (63kg), Maria Portela (70kg), Lincoln Neves (73kg), David Lima (73kg) e Eduardo Yudy Santos (81kg).

No sábado (27) vem Mayra Aguiar (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Beatriz Souza (+78kg), Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg), Rafael Silva “Baby” (+100kg) e David Moura (+100kg).

Fechando a programação, no domingo (29), os países voltam ao tatame para as disputas por equipes mistas.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Pan 2019