Siga o OTD

Jogos Olímpicos de Inverno

Valentino Caputi encaminha 1ª vaga do Brasil para Milão-2026

O brasileiro cumpriu o primeiro requisito para garantir uma vaga para o país no esqui alpino nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina-2026

Valentino Caputi, jovem esquiador brasileiro (Divulgação/CBDN)
Valentino Caputi, jovem esquiador brasileiro (Divulgação/CBDN)

Os Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina-2026 estão se aproximando e o Brasil já está em busca das suas primeiras vagas no evento multiesportivo. Nos últimos dias, Valentino Caputi competiu em diversas provas de esqui alpino da Federação Internacional de Esqui (FIS) em Perito Moreno, na Argentina, e cumpriu o primeiro requisito para garantir uma cota para o Brasil na modalidade.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

No primeiro dia, Valentino participou de duas provas de Giant Slalom. Ele abriu com uma 32ª colocação geral, ao finalizar com o somatório de tempo de 2min07s40, e acumulou 115.91 pontos FIS. Na sequência, o brasileiro melhorou seu desempenho e ficou no 19º lugar, alcançando a marca de 2min07s02 e 77.43 pontos. Depois, dia 18 e 19, ele competiu duas vezes no Slalom, atingindo as 20ª e 24ª colocações e somando a pontuação de 189.82.

Os resultados fizeram com que Valentino Caputi atingisse o primeiro requisito para conquistar a vaga olímpica: obter cinco provas abaixo dos 120 pontos FIS no slalom gigante. “As quatro provas em Perito Moreno foram uma boa oportunidade de repetir minha boa pontuação no Giant Slalom e melhorar no Slalom. Mesmo algumas coisas não acontecendo como eu imaginava, fiz boas provas e me senti satisfeito com os resultados. Sei que existe uma grande margem de melhora, e é isso que vou buscar na minha preparação para as primeiras provas na Europa da temporada”, disse o esquiador.

Vaga muito próxima

Mesmo com o requisito atingindo, a vaga do Brasil no esqui alpino ainda não está totalmente garantida, já que elas serão distribuídas posteriormente de acordo com a quantidade de países que atingirem as metas obrigatórias. No entanto, o país deverá ter mais atletas que irão atingir o requisito, principalmente por parte de Lucas Braathen.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Destaque na modalidade e que recém optou em defender as cores brasileiras no esporte, Lucas possui cinco títulos de etapas de Copa do Mundo na carreira e deve alcançar as metas estipuladas pela Federação Internacional de Esqui com tranquilidade. A definição dos representantes do Brasil será realizada pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN).

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos na Neve

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Jogos Olímpicos de Inverno