Siga o OTD

Jogos Mundiais de Praia

Brasil vence Gâmbia e vai à semifinal no vôlei de praia 4×4

Vôlei de praia 4×4 feminino do Brasil é um dos favoritos ao ouro nos Jogos Mundiais de Praia e já está na semifinal da competição em Doha

Em Doha, Brasil vence Gâmbia e vai à semifinal no vôlei de praia 4x4
Divulgação/FIVB

O Brasil avançou nesta segunda-feira (14.10) à semifinal do torneio feminino no vôlei de praia 4×4 dos Jogos Mundiais de Praia, disputados em Doha (Catar). A equipe verde e amarela superou a seleção de Gâmbia por 2 sets a 0 (21/6, 21/9) e avançou de maneira invicta à próxima fase da competição, com quatro jogos, quatro vitórias e nenhum set perdido.

+ CONFIRA OS GRUPOS E OS RESULTADOS

A semifinal do vôlei de praia 4×4 feminino será disputada contra a equipe da Austrália, nesta terça-feira (15.10), às 11h (de Brasília). Do outro lado do chaveamento, Canadá e EUA se enfrentam na outra semifinal. A Austrália soma três vitórias e uma derrota no torneio, tendo superado nas quartas de final a República Tcheca por 2 sets a 0 (21/14, 21/14).

Na vitória brasileira, Gâmbia cedeu outros 18 pontos em erros e acabou tornando o triunfo mais tranquilo. A medalhista olímpica Bárbara Seixas foi a maior pontuadora no duelo, com oito acertos, sendo cinco em ataques e três em aces. Ela analisou a partida e comentou a integração com as nações e modalidades durante o torneio.

“O esporte é muito legal por isso, ele aproxima as nações, independente das diferentes culturas, religiões, das distâncias geográficas. Gâmbia não possui tradição no voleibol, mas entramos muito focadas. A forma de demonstrar respeito pelo adversário é sempre dando nosso máximo. Entramos com esse pensamento em quadra. Estamos felizes por termos alcançado a semifinal, a convivência com as meninas está sendo muito divertida, uma experiência muito especial”, declarou.

Quem também se destacou foi a levantadora Rebecca, que comentou a vitória pelas quartas de final.

“Acabamos tendo um cruzamento um pouco mais tranquilo nas quartas de final, pudemos colocar todas as meninas para jogar. Estamos nos entrosando cada vez mais, a energia do grupo está muito bacana, a comunicação está fluindo muito bem. A partida contra a Austrália talvez seja uma das mais fortes. Ainda vamos estudá-las, sabemos que a Kendall recebe a maioria dos levantamentos, mas estamos contando com nossa energia. Estamos bem adaptadas, unidas e acredito que isso fará a diferença”, disse.

A equipe feminina de vôlei de praia 4×4 é formada por Bárbara Seixas (RJ), Carolina Horta (CE), Fernanda Berti (RJ), Juliana (CE), Rebecca (CE) e Tainá (SE), comandadas pela técnica Letícia Pessoa, com Reis Castro como chefe de equipe. A técnica brasileira analisou a campanha brasileira até aqui.

“Acho que as meninas estão se superando em todos os aspectos, se entrosando, demonstrando muita união e espírito de grupo, as meninas estão falando bastante em quadra. E isso faz com que a performance fique cada vez melhor. Rodamos um pouco o time, descansamos um pouco algumas atletas, e o nível continuou alto. Rebecca e Bárbara se adaptaram muito bem nas funções de passe e levantamento, esperamos fazer outra boa apresentação na semifinal”, destacou a treinadora da equipe brasileira.

São permitidas até quatro substituições por set. Um atleta que iniciou o set e foi substituído, só pode retornar no lugar do mesmo atleta que o substituiu. As posições em quadra são livres, respeitando, porém, a ordem do rodízio no momento do saque.

A disputa 4×4 é uma variação do vôlei de praia tradicional, disputado em duplas. A área de quadra é a mesma, um retângulo medindo 16m x 8m, mas são quatro atletas em cada time, com dois na reserva. A altura da rede também é a mesma, sendo de 2,24m no feminino. O sistema de pontuação também é o mesmo da forma tradicional, melhor de três sets, sendo o último decidido no tie-break de 15 pontos.

Mais em Jogos Mundiais de Praia