Siga o OTD

Jogos Mundiais de Praia

Brasil faz a lição de casa na estreia no 4×4 feminino

Brasileiras fizeram 2 a 0 sem sustos no time da Nigéria e lidera o Grupo A. Tem ainda checas e os Estados Unidos na primeira fase

vôlei 4x4 nos Jogos Mundiais de Praia
(divulgação)

O Brasil venceu a Nigéria por 2 sets a 0 na estreia do torneio feminino de vôlei de praia 4×4 nos Jogos Mundiais de Praia, em Doha. Na manhã deste sábado (12) a equipe venceu sem sustos com parciais de 21/7 e 21/10. Fernanda Berti foi a maior pontuadora do duelo com 11 acertos.

A competição de vôlei 4×4 nos Jogos Mundiais de Praia continua neste domingo (13) com mais dois jogos do Brasil no grupo A. Primeiro o time enfrenta a República Tcheca às 10h e às 14h será a vez do duelo contra os Estados Unidos. Nesta fase todas as equipes avançam para as quartas de final independentemente da posição nos grupos.

A equipe brasileira é representada por Bárbara Seixas, Carol Horta, Fernanda Berti, Juliana, Rebecca e Tainá, comandadas pela técnica Letícia Pessoa, com Reis Castro como chefe de equipe. São quatro atletas em quadra, com dois como opção na reserva. A disputa em Doha será a primeira do 4×4 sancionada pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB), com a possibilidade de um título inédito ao país e atletas.

Com vocês, o vôlei 4×4

São permitidas até quatro substituições por set. Um atleta que iniciou o set e foi substituído, só pode retornar no lugar do mesmo atleta que o substituiu. As posições em quadra são livres, respeitando, porém, a ordem do rodízio no momento do saque.

A disputa 4×4 é uma variação do vôlei de praia tradicional, disputado em duplas. A área de quadra é a mesma, um retângulo medindo 16m x 8m, mas são quatro atletas em cada time, com dois na reserva. A altura da rede também é a mesma, sendo de 2,24m no feminino. O sistema de pontuação também é o mesmo da forma tradicional, melhor de três sets, sendo o último decidido no tie-break de 15 pontos.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Jogos Mundiais de Praia