Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Petrúcio Ferreira: “Inspiração é o que o esporte traz”

No sétimo capítulo da série Inspiração em parceria com a Nissan, o paralímpico mais rápido do mundo, Petrúcio Ferreira, reencontra o atleta mirim batizado como “Petrucinho”. Assista ao vídeo!

“A inspiração para mim é uma coisa que desde criança via em outras pessoas. Outros grandes atletas. No meio de uma brincadeira ou outra, eu brincando na época que eu jogava bola: ‘aqui é o Ronaldinho Gaúcho que vai bater uma falta, aqui é o Neymar que está em campo, aqui é o Daniel Alves na lateral, pode meter que eu consigo fazer gol.’ Isso é o que o esporte traz”, faz a reflexão sobre inspiração Petrúcio Ferreira. Assista ao vídeo e se surpreenda!

O paralímpico mais rápido do mundo ainda completa: “Hoje também vejo muito grandes atletas inspirando jovens que sonham em chegar num grande patamar. Assim como eu cheguei hoje, hoje eu posso dizer que servi de inspiração para outras crianças. Isso é o que me deixa feliz e mais inspirado para continuar em busca de bons resultados e sempre representar o meu país.”

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Com certeza, Petrúcio inspira. Conhece exemplos de atletas que carregam seu nome até como apelido, como é o caso de José Alexandre Martins, de 16 anos, natural de Blumenau. O jovem é conhecido como Petrucinho.

“Eu comecei no atletismo em 2016. Em 2018 eu fui para a etapa estadual que é a classificação para ir para as Paralimpíadas. Na chegada eu acabei caindo e trinquei a clavícula. Depois que eu tava desanimado foi que eu conheci o Petrúcio. Ele é um atleta assim, super atleta. O Petrúcio representa para mim muita inspiração. Ele nunca desistir me fez nunca desistir também”, lembra Zé Alexandre.

“Essa história de começarem a me chamar de Petrucinho foi quando viram que eu era parecido com ele, que eu tava começando também a ficar um pouco veloz, não igual a ele, né. O Bolt olhava para os adversários dele no lado, eu queria tá olhando para o Petrúcio e ele na raia da frente assim. Acho que essa é uma visão que está na minha mente e eu não quero que nunca mais saia,” completa.

O primeiro encontro entre os dois foi inesquecível e o suficiente para inspirar boas lembranças e recordações: “O que eu mais admiro no Petrúcio é o jeito dele, ele ser engraçado. As melhores palavras assim acho que é: inspiração, dedicação e muita responsabilidade. Acho que essas são as três palavras que eu vejo que ele tem, e que ele me passa. De eu ser um atleta responsável, ter muita dedicação, e ele me passa muita inspiração também”, conclui.

Em dezembro de 2019, nas Paralimpíadas Escolares, Petrúcio e Petrucinho se reencontraram. E tudo foi ainda mais importante. “A primeira prova eu tava meio nervoso, meio ansioso, por conta do recorde, eu queria bater o recorde. Queria correr bem, melhorar a marca. Acabei queimando a prova na largada,” lamentou Zé.

E o ídolo estava lá para consolá-lo: “E aí, cara? Acontece, é normal. Acontece, é ansiedade. Olha para aquela pista que você vai entrar lá de novo e vai correr, tá?”, disse Petrúcio. “Eu vou, eu vou. Obrigado mesmo.”

Como retratado no vídeo, Petrucinho recorreu e teve a chance de disputar a prova novamente com torcida reforçada: “Que isso, olha o quanto você é veloz! Meus parabéns,” falou o experiente.

“Agora eu fiquei com vergonha,” desabafou Zé. “O que foi que eu falei? Não precisava ficar nervoso. Agora tá melhor? Tá melhor agora? Vai, vamos lá!”

Fãs de Petrúcio Ferreira espalhados pelo Brasil:

“Isso me deixa muito feliz. E mais motivado ainda em saber que eu consigo inspirar outras pessoas. Eu tive o meu primeiro encontro com ele lá no colégio, e ele ficou muito emocionado. E foi dali que eu vi o tamanho sonho que esse moleque tem, o potencial que ele tem,” comenta Petrúcio.

Sobre o fã e atleta juvenil ele sabe muito bem o que espera: “E um dia ele vai assumir esse meu posto. E está inspirando outras pessoas. Nunca desista de seus sonhos por mais difícil que seja. Siga sempre em frente com fé, foco e força porque tudo pode se tornar realidade,” conclui,

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Paralimpíada Todo Dia