Siga o OTD

Hóquei sobre a Grama

Brasil evolui no ranking em 2017, mas fica longe de empolgar

As Seleções Brasileiras de hóquei sobre a grama terminaram 2017 em ascensão no ranking mundial da modalidade. A masculina subiu duas posições e agora ocupa a 27ª. colocação. Já a feminina melhorou quatro posições, mas ainda é apenas a 37ª. colocada.

A evolução aconteceu por causa da participação do Brasil nos dois naipes da Copa Pan-Americana de hóquei sobre a grama, disputada em Lancaster, nos Estados Unidos. No masculino, a equipe terminou em quinto lugar, a melhor colocação na história. No feminino, a Seleção ficou em sétimo e último lugar, mas valeu pela experiência de ter disputado pela primeira vez a competição.

Brasil x Chile Copa Pan-Americana de Hóquei sobre a grama. foto Yan Huckendubler

Entre os homens, a Copa Pan-Americana de hóquei sobre a grama contou com participação de oito equipes. Na primeira fase, o Brasil caiu no Grupo B e venceu o México na estreia por 3 a 1. Depois, perdeu para o Canadá por 2 a 0 e para Trinidad & Tobago por 2 a 1. Se tivesse vencido algum destes dois jogos, teria chegado à semifinal pela primeira vez na história. Como o resultado não veio, a Seleção Brasileira foi disputado o torneio de consolação e goleou a Venezuela por 4 a 1 e empatou com o Chile em 2 a 2 na disputa do quinto lugar, mas venceu no shoot out por 4 a 2.

No feminino, o Brasil ficou em último lugar no Grupo B da primeira fase ao perder para o Canadá por 9 a 0, pelo México por 1 a 0 e para os Estados Unidos também por 9 a 0. Com os resutados, o Brasil enfrentou o Uruguai para tentar uma vaga na disputa do quinto lugar, mas levou 8 a 0 e acabou na última colocação da Copa Pan-Americana.

Campeonato Brasileiro

Nas disputas internas, o Macau conquistou o título de campeão brasileiro de hóquei sobre a grama no feminino. Foi a segunda conquista nacional invicta da equipe paulista. Desde que estrearam os gramados da Cidade Universitária, as meninas do Macau não sabem o que é perder: foram 7 vitórias e 3 empates em 10 jogos disputados nos últimos dois anos.

No masculino, o Rio Hockey conquistou um título histórico. Pela primeira vez, a equipe sagrou-se campeã brasileira ao derrotar o Germania por 3 a 2 na disputa de shoot outs depois de um empate em 1 a 1 no tempo normal. Foi a reedição da final do ano passado, mas o desfecho foi diferente com a vitória do time que obteve a conquista inédita sobre o tradicional adversário, que buscava o octacampeonato.

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Hóquei sobre a Grama