Siga o OTD

Hóquei sobre a Grama

Confederação Brasileira fecha parcerias para desenvolvimento

Visando a introdução da modalidade em novos meios, CBHG fecha parcerias pelo país

CBHG Hóquei protocolo retorno pandemia

Um dos pilares do desenvolvimento do Hóquei sobre a grama no Brasil consiste na introdução do nosso esporte no ambiente universitário, especialmente junto aos profissionais de educação física, que são os principais responsáveis pela disseminação de atividades esportivas junto a escolas, clubes e universidades brasileiras.

A relação do hóquei com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) já vem de longa data.  Desde antes dos Jogos Pan-Americanos de 2007, o ginásio da Escola de Educação Física da UFRJ (EEFD-UFRJ) já era utilizado na realização de campeonatos oficiais.

Em 2011, o hóquei foi introduzido na grade curricular do curso de educação física da EEFD-UFRJ, sendo oferecido, portanto, para todos os alunos do curso.  Com o passar do tempo, a nossa modalidade passou a fazer parte de outras programas da UFRJ, como o “Conhecendo a UFRJ” (em que os interessados em estudar na UFRJ têm a oportunidade de conhecer as principais informações dos cursos oferecidos na universidade).

Devido à inclusão do hóquei na EEFD-UFRJ, a Federação de Hóquei sobre a Grama e Indoor do Estado do Rio de Janeiro (FHERJ) firmou parceria com a instituição de ensino que permitiu a realização de cursos de capacitação e de campeonatos estaduais.

Com a escolha do Rio de Janeiro para ser sede dos Jogos Olímpicos de 2016, 02 (dois) dos 04 (quatro) campos oficiais de hóquei sobre a grama dos Jogos 2016 foram construídos na EEFD-UFRJ, o que permitiu que o nosso esporte tivesse melhores condições em termos de estrutura e que ganhasse o seu próprio espaço na UFRJ.

Essa estrutura foi fundamental para a continuidade do trabalho de desenvolvimento da modalidade no país e, certamente, foi um dos primeiros legados olímpicos utilizados.  Menos de 01 (um) mês depois do término dos Jogos Olímpicos, o Centro de Treinamento da UFRJ passou a ser o principal local de treinamento das equipes cariocas e a ser a sede dos campeonatos nacionais e estaduais.  A instalação esportiva foi utilizada, ainda, para a realização de festivais de hóquei e cursos de capacitação.

Nos últimos anos, o hóquei ganhou ainda mais espaço dentro da UFRJ.  Desde 2017, os atletas de base do Rio de Janeiro que participam do projeto “Tacada do Futuro” passaram a fazer parte de um programa assistência nutricional, do Instituto de Nutrição Josué de Castro, da UFRJ.  Os atletas estão sendo avaliados periodicamente e os resultados deste programa serão publicados em meios científicos.

Além disso, também no ano passado, o hóquei foi incluído no Projeto Esporte e Lazer (PEL), sendo oferecido para os alunos de todos os cursos da UFRJ.  Neste ano, a CBHG promoveu um festival de hóquei aberto à participação dos alunos de todos os cursos da UFRJ, que contou com a presença de mais de 60 (sessenta) pessoas e com a colaboração de atletas cariocas.

Por fim, ainda em 2018, o hóquei começou a ser apresentado nas aulas de pós-graduação do curso de educação física da EEFD/UFRJ.

Todas essas atividades promovidas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) mostram que a inclusão do hóquei no ambiente universitário é uma das mais importantes ações a serem implementadas visando à construção de bases sólidas para o nosso esporte no Brasil.

CBHG fecha parceria com Prefeitura de Nova Lima

No dia 06 de Dezembro de 2018, o Presidente da CBHG, Bruno Patricio Oliveira, esteve reunido com o Sr. Roberto Cláudio Fernandes Rabello, Secretário de Esporte e Lazer, com David Jhon Sênior, Diretor de Esportes, e William Rafael, Gestor de Competições, da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Nova Lima, Município do estado de Minas Gerais, para formalizar parceria visando a implementação de projetos para promover o início da prática do hóquei nas escolas públicas e privadas da cidade e, também, junto a outras entidades locais.

O hóquei foi apresentado para instituições de ensino do município no mês de Novembro do ano passado, quando foram promovidas oficinas de divulgação do hóquei em escolas e outras instituições da região.  O técnico da Seleção Masculina de Hóquei, Cláudio Rocha, que atua também no desenvolvimento da modalidade, esteve na cidade para coordenar as atividades esportivas.

Durante 04 (quatro) dias, 06 (seis) escolas (Escola Estadual George Chalmeres, Colégio Santo Agostinho, Escola Estadual Maria Josefina, Instituto Cássio Magnani, Escola Municipal Padre Oswaldo – Rio Acima e Escola Estadual João Felipe da Rocha) foram visitadas e, no total, cerca de 2.000 (duas mil) crianças e adolescentes tiveram o seu primeiro contato com o nosso esporte.

Nas atividades promovidas nas escolas de Nova Lima, foram utilizados os tacos e bolas de plástico fabricados pela GGB Plast Brinquedos, empresa do estado do Rio Grande do Sul, e que são indicados para a prática do hóquei junto a crianças, especialmente no ambiente escolar.

A receptividade das crianças e adolescentes em relação ao hóquei foi tão positiva que a Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Nova Lima decidiu adquirir materiais e incluir o hóquei nas modalidades esportivas que serão apresentadas e praticadas em escolas e outras instituições da cidade no próximo ano.

Mais em Hóquei sobre a Grama