Siga o OTD

Hipismo

Com nova montaria, João Victor Oliva é campeão em Portugal

Com nova montaria, João Victor Oliva é campeão em Portugal
Divulgação/Rui Pedro Godinho

Confira os resultados do Concurso de Dressage Internacional, com João Victor Oliva em Portugal; Winter Equestrian Festival; e Copa Ouro.

O cavaleiro olímpico João Victor Oliva foi o único brasileiro no Concurso de Dressage Internacional (CDI3*) de Abrantes, em Portugal, que aconteceu entre os dias 23 e 25 de março. Aos 22 anos, o atleta é o melhor brasileiro no ranking mundial segue firme em busca de uma vaga no time verde-amarelo para os Jogos Equestres Mundiais 2018, em Tryon, em setembro, na Carolina do Norte (EUA).

Com sua nova montaria, Xiripiti TVF, João conquistou a faixa de campeão neste domingo (25), com a soma dos resultados das duas provas que participou: o Grand Prix e o Grand Prix Special. No GP, realizado no sábado (24), foi vice-campeão com a nota média final de 67,783%, obtendo, consequentemente, o 1º índice técnico com Xiripiti TVF. O conjunto também obteve o índice da Federação Equestre Internacional (66%) com os dois juízes FEI 5*: 66,413% com Vicenzo Truppa, da Itália, e 66,087% com Bernard Maurel, da França. No Grand Prix Special, realizado nesse domingo, o conjunto venceu com a nota média final de 69,277%.

João Victor Oliva começou a treinar com Xiripiti TVF há pouco mais de um mês. Xiripiti TVF vem de campanha brilhante nas pistas com a amazona portuguesa Maria Caetano Couceiro, inclusive, conjunto Campeão Nacional de Dressage em Portugal em 2013.

Único brasileiro no CDI3* Abrantes, o atleta também se apresentou com Xamã dos Pinhais, registrando 65,152% no GP. Este conjunto já soma cinco índices para os Jogos Equestres Mundiais, considerados a “Copa do Mundo” dos esportes hípicos, realizados a cada quatro anos.

Winter Equestrian Festival

Arquivo/Sportfot

A principal disputa da 11ª semana do Winter Equestrian Festival foi o GP FEI 4*, a 1.60 metro, no sábado (24), e teve Brasil no placar. Dos 45 conjuntos, somente cinco zeraram o difícil percurso idealizado pelo course-designer alemão Olaf Petersen. O top brasileiro Luiz Francisco de Azevedo, o Chiquinho, com Comic, um garanhão sela holandês filho de Verdi em Heartbreaker de 11 anos, também zerou mas com o tempo de 85s13 acabou ficando de fora do desempate com apenas 1 ponto por excesso de tempo, garantindo um importante 6º lugar e a fatia U$ 9.225 mil de um total de U$ 205 mil em jogo.

Sagrou-se vencedora a amazona olímpica norte-americana Bezzie Madden com Breitling LS, pista limpa, 47s19. Em 2º lugar chegou o irlandês Daniel Coyle apresentando Cita, sem faltas, 40s23. Também representando a forte esquadra da Irlanda a 3ª colocação coube a Richie Moloney com Freestyle de Muse Z que zerou em 50s58.

Copa Ouro – Curitiba

Luis Ruas

Fechando o Concurso de Salto Nacional 2* Curitiba Summer Tour nesse domingo (25), foram 43 os conjuntos na Copa Ouro, a 1.35 metro, dos quais 11 foram ao desempate idealizado por Vailton Jaci Cordeiro, o Baíca. Pelas cores de Brasília, o cavaleiro Marcus Gustavo de Magalhães Pinto, montando o BH SL Eminente, fez pista limpa em 41s48, resultado que lhe garantiu o topo do pódio. Confira aqui o resultado completo da competição.

Mais em Hipismo