Siga o OTD

Hipismo

‘Feiticeiro’, Nelson Pessoa é eleito ao Hall da Fama do COB

Conhecido como Neco no hipismo, o ex-cavaleiro é considerado um dos maiores técnicos da modalidade

Nelson Pessoa Neco Hall da Fama COB - Marlon Zanotelli/VDL Edgar
Nelson Pessoa participou como atleta de cinco edições dos Jogos Olímpicos (Marcelo Blanco/Divulgação)

Nelson Pessoa é o primeiro representante do hipismo a fazer parte do Hall da Fama do COB. Conhecido como Neco, o ex-cavaleiro será um dos homenageados do Comitê Olímpico Brasileiro em 2020. A entidade elegeu dez personagens do esporte para a cerimônia deste ano, que ainda não tem data marcada. Durante a carreira, o ex-atleta recebeu o apelido de “feiticeiro” por sua habilidade e técnica para lidar com os cavalos.

+ ‘Diabo Loiro’, Wlamir Marques entra para o Hall da Fama do COB

Além de competidor, Neco teve experiência como treinador na Europa, no Oriente Médio e no Brasil, e auxiliou na conquista da medalha de bronze em Atlanta-1996, a primeira medalha olímpica da modalidade. Ele foi técnico do seu filho, Rodrigo Pessoa, na conquista do título de campeão do mundo em 1998 e da medalha de ouro nos Jogos de Atenas 2004.

“É com grande satisfação que informamos que o treinador Nelson Pessoa Filho foi eleito como personalidade para ser homenageado pelo Hall da Fama do COB 2020″, disse Paulo Wanderley, presidente do COB.

+ Sebastían Cuattrin é o primeiro canoísta no Hall da Fama do COB

“O Comitê Olímpico do Brasil gostaria de manifestar os agradecimentos por toda a inestimável contribuição do Nelson Pessoa Filho ao esporte, que o fez merecedor desta justa indicação”, completou em comunicado.  

Histórico de conquistas como atleta

A carreira como atleta foi expressiva com participações em cinco Olimpíadas 1956, 1964, 1968, 1972 e 1992. Na edição de Tóquio, em 1964, terminou com a quinta posição individual. Atualmente com 84 anos, Neco esteve nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, em 1967, onde conquistou a medalha de ouro por equipes e a de prata no individual.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Nelson Pessoa também foi campeão europeu, quatro vezes campeão brasileiro, sete vezes campeão (recorde) do Derby de Hamburgo, tricampeão do Derby de Hickstead e vencedor de aproximadamente 150 GPs na Europa. No momento, o cavaleiro segue trabalhando como treinador e preparador de equipes de alto nível.

Mais em Hipismo