Siga o OTD

Handebol

CBHb monta Seleções de base para torneios internacionais

Cinara Piccolo/CBHb

A CBHb definiu, neste ano, montar Seleções nas categorias infantil e cadete, a fim de trazer experiência às atletas em competições internacionais.

O caminho das jogadoras de handebol para a seleção adulta começará a ser pavimentado mais cedo. A Confederação Brasileira da modalidade (CBHb) montará, a partir deste ano, equipes nacionais das categorias infantil e cadete para a disputa de torneios internacionais. Assim, as atletas já terão experiência em competições fora do país quando chegarem ao time juvenil.

Antes, o Brasil era representado pelos clubes mais bem colocados em suas categorias nos eventos internacionais infantil (12 a 14 anos) e cadete (14 a 16 anos). Neste ano, as jogadoras terão etapas de treinamento em outubro e novembro. As equipes juvenil (16 a 18 anos) e júnior (18 a 20 anos) encerraram, na última quarta-feira, a primeira etapa de treinos visando o Pan-Americano e o Mundial, ambos neste ano. Elas se reuniram em São Bernardo do Campo (SP).

“Estamos muito otimistas com esse processo. As atletas mais jovens irão representar o país com 13, 14 anos, adquirir uma vivência internacional, sentir a pressão do corte e a força de estar numa seleção”, diz Cristiano Silva, técnico da equipe júnior, que completa, “vamos poder passar a elas os conceitos desde cedo do que é ser uma atleta, da importância da dedicação, dos cuidados e muito mais”.

Além da experiência, as jogadoras também começarão a ser monitoradas mais cedo, e não apenas aquelas que forem escolhidas para as competições. “Não será um grupo fechado, mas o monitoramento de um grupo seleto. E ainda estaremos de olho nas atletas nos acampamentos regionais e nacionais. Acredito que isso dará uma alavancada ainda maior no handebol”, complementa o treinador.

Barbara Bella de Carmo Monteiro, de 16 anos, vê a mudança como positiva.”Essa experiência de estarem as melhores juntas, de conviver, aprender, viver a pressão, é muito importante. E isso contribui para que todas cheguem em melhores condições nas categorias superiores”.

O time juvenil disputará o Pan de 7 a 15 de abril, em Buenos Aires, na Argentina. O torneio é classificatório para o Mundial, na Polônia, de 7 a 19 de agosto. Já a seleção júnior participa do torneio continental diante da torcida brasileira. O campeonato acontece de 21 a 25 de março, em Goiânia (GO)Antes, a equipe participa de uma fase de treinamentos de 14 a 20 de março, em Trindade (GO). O Mundial da categoria será na Hungria, de 1 a 14 de julho.

Mais em Handebol