Siga o OTD

Handebol

Brasil vence Irã e termina em 15º lugar no Mundial Sub-18

De virada, Brasil bate Irã e termina Mundial sub-18 de handebol feminino em 15º lugar

Brasil Mundial sub-18 de handebol feminino
Brasileiras comemoram vitória (Foto: IHF)

O Brasil encerrou sua participação no Mundial sub-18 de handebol feminino, em Skopje, na Macedônia do Norte, nesta segunda-feira (08). A equipe derrotou o Irã por 27 a 24 e terminou a competição na 15ª colocação geral, com uma campanha de duas vitórias, um empate e quatro derrotas. Duda Borges foi o grande nome da partida, anotando dez gols em 12 chutes tentados.

+ Brasil bate Argentina nos penais e conquista Grand Prix de futebol de cegos

No duelo que valeu a 15ª posição, o Brasil começou bem, mas caiu de rendimento e viu o Irã virar ainda no primeiro tempo. A seleção brasileira foi para os vestiários perdendo por 10 a 7. Na volta para o segundo tempo, a equipe melhorou e retomou a dianteira. Preciso na defesa e eficaz no ataque, o Brasil conseguiu ampliar sua vantagem e administrou no fim para ganhar por 29 a 26.

Com um aproveitamento de 83%, Duda Borges foi o grande nome do Brasil no jogo, com dez gols. Kelly Rosa também teve grande atuação, com oitos gols marcados em dez chutes tentados. Elisa Jorge anotou três tentos, enquanto Maria Elisa e Livia Oliveira marcaram dois cada. Pelo lado iraniano, três jogadoras marcaram cinco gols: Nastaran Koudzarifarahani, Fatemeh Merikhi e Arezoo Bahmaei.

Campanha no Mundial

Em sua campanha no Mundial, o Brasil teve duas vitórias, um empate e quatro derrotas. Na primeira fase, a seleção venceu o Uruguai, empatou com a República Tcheca e perdeu para a Noruega. Com o desempenho, se classificou para a segunda fase, onde acabou derrotada por Hungria e França. Assim, a equipe não avançou às quartas de final e foi à disputa do 13º ao 16º lugar. No primeiro jogo do “mini-torneio”, o time perdeu para Portugal. Na briga pelo 15º lugar, venceu o Irã.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Esta foi a sétima participação do Brasil no Mundial sub-18 de handebol feminino, depois de ter ficado de fora da edição de 2018. A melhor colocação do país na competição foi em 2014, quando parou nas quartas de final. A 15ª colocação é a pior posição do Brasil em um Mundial da categoria, mas é preciso destacar que esta é a primeira edição da competição que conta com 32 seleções participantes.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Handebol