Siga o OTD

Handebol

Seleção fará preparação para o Mundial em Portugal

Comandados de Marcus Tatá se reunirão entre os dias 27 de dezembro e 8 de janeiro, em Rio Maior. Mundial do Egito será de 9 a 14 de janeiro

Seleção brasileira viaja para Portugal no próximo dia 27 (Divulgação)

A seleção brasileira de handebol masculino vai começar no Centro de Alto Rendimento do Rio Maior, base do COB (Comitê Olímpico do Brasil) em Portugal, a preparação visando o Campeonato Mundial Masculino de Handebol no Egito, em janeiro. A apresentação dos 20 atletas convocados pelo técnico Marcus Tatá Oliveira acontece no dia 27 de dezembro.

As ausências a iniciais serão os armadores Haniel Langaro e Thiagus Petrus, ambos do Barcelona, e o pivô Rogério Moraes, do Veszprém, da Hungria. O trio se juntará à seleção apenas depois de disputarem o Final da Four da Champions League, que acontece em 28 e 29 de dezembro na Alemanha.

O período de treinamento em Rio Maior será entre os dias 28 de dezembro e 8 de janeiro. Não há previsão de realizar amistosos por causa dos protocolos para evitar o contágio da Covid-19, apesar de existir o contato com outras federações para saber a disponibilidade de um teste.

Mundial

A preparação continua já no Cairo, de 9 a 14 de janeiro. A primeira partida do Brasil no Mundial do Egito será no dia 15 de janeiro contra a Espanha. O Brasil ocupa um lugar no grupo B, ao lado também de Tunísia e Polônia.

Handebol seleção brasileira de handebol
Marcus Tatá assumiu a seleção em outubro (Instagram/marcustatahand)

Vale dizer que os três primeiros de cada grupo passam para o Main Round, fase em que as equipes carregam os pontos conquistados na fase de grupo nos confrontos entre os classificados. No Main Round, o grupo do Brasil cruzará com o grupo A, que tem Alemanha, Hungria, Uruguai e Cabo Verde. E apenas os dois primeiros classificados em cada grupo da rodada principal passam para as quartas de final.

Grupo experiente

Os convocados pelo técnico Marcus Tatá trazem uma bagagem internacional importante com a seleção brasileira de handebol. Isso porque, muitos estavam no grupo de 2019, que conquistou a inédita nona colocação do Brasil em Mundiais de handebol.

+ Chiuffa vai bem no ataque, mas equipe perde ‘jogo de 6 pontos’

“O critério (de convocação) foi dar sequência no que vinha sendo trabalhado. Agora não dá tempo de a gente treinar muito, então vamos ter que nos adaptar ao que dá, ao nosso estilo de jogo, mas trazer bastante coisa, que é o que foi feito com essa Seleção até agora”, explica Tatá.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

A média de idade dos jogadores é de 28 anos, sendo o goleiro Maik Santos o mais experiente (40 anos) e o mais jovem o pivô Matheus Francisco da Silva, de 22 anos. A idade não pesa para nenhum dos dois, já que Maik foi eleito recentemente o MVP do Campeonato Paulista, e Matheus passou pelas seleções de base e terá o apoio do irmão, o central João Pedro, que já tem bastante entrosamento com boa parte do grupo.

Mais em Handebol