Siga o OTD

Handebol

Samara faz cinco gols e leva time à 1ª vitória na Champions

Samara Vieira arremessa
Samara Vieira arremessa contra marcação de duas atletas do Bietigheim (EHFCL)

A armadora esquerda Samara Vieira foi o grande destaque brasileiro na rodada deste sábado da Champions League de handebol feminino. A jogadora marcou cinco gols e foi fundamental para a primeira vitória de sua equipe, o RK Krim Mercator, da Eslovênia, na competição. Pelo húngaro Gyori, que é líder do Grupo B, Duda Amorim teve participação discreta, marcando apenas uma vez no triunfo sobre o Ramnicu Valcea, da Romênia, por 38 a 31.

Já a vitória do RK Krim Mercator sobre o Bietigheim, da Alemanha, foi heroica. Samara Vieira foi a jogadora mais acionada pela equipe eslovena e arremessou 14 vezes contra o gol adversário, mas o aproveitamento, desta vez, não foi muito alto. Apesar disso, foi ela a responsável por marcar o primeiro gol do time, cobrando sete metros.

Depois disso, ela desperdiçou três arremessos seguidos antes de marcar duas vezes seguidas, mantendo o placar empatado em 5 a 5. Aos poucos, no entanto, o time alemão começou a dominar o jogo e abrir diferença. Samara Vieira marcou seu quarto gol de sete metros aos 22 minutos, mas o Bietigheim já liderava por 12 a 9. Depois disso, a brasileira ainda desperdiçou um sete metros e o adversário foi para o intervalo com uma confortável vantagem de 16 a 12.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

No segundo tempo, o RK Krim Mercator, de Samara Vieira, conseguiu uma reação incrível. Marcando forte na defesa, a equipe aos poucos começou a encostar no placar. Aos 12 minutos, Samara marcou seu quinto gol, mas o Bietigheim ainda vencia por 20 a 18.

O empate, em 21 a 21, só veio aos 18 minutos com um gol marcado por Svetik. Mas passar a frente para valer no placar o RK Krim Mercator só conseguiu a seis minutos no fim, quando fez 25 a 24 com Oceane Sercien Ugolin. Depois disso, a equipe conseguiu controlar o adversário e chegar à vitória por 28 a 26 (16 a 10 no segundo tempo).

+ TODAS AS NOTÍCIAS DE HANDEBOL

Oceane Sercien Ugolin foi a artilheira do RK Krim Mercator com sete gols em nove tentativas. Pelo lado alemão, Kim Naidzinavicius também balançou a rede sete vezes. Com o resultado, a equipe de Samara Vieira chega a três pontos (uma vitória, um empate e duas derrotas) e sobe para a quinta colocação do Grupo B.

Duda Amorim

Já o Gyori, de Duda Amorim, teve dificuldades no primeiro tempo contra o Ramnicu Valcea, que foi para o intervalo vencendo por 17 a 15. No segundo tempo, no entanto, a equipe da brasileira, que é a atual tricampeã da Champions League de handebol feminino, tomou conta do jogo e venceu com tranquilidade por 38 a 31.

Se Duda Amorim teve participação discreta com apenas um gol em cinco arremessos, Estelle Minko foi o destaque com dez gols em 12 tentativas. O Gyori lidera o Grupo B com oito pontos (três vitórias e dois empates). Os dois primeiros colocados se classificam direto para as quartas de final, enquanto quem ficar de segundo a sexto vai disputar as oitavas. Cada chave conta com oito times.

Pelo Grupo A, a liderança é do Rostov-Don, da Rússia. Ainda sem a brasileira Mayssa Pessoa, que se recupera de uma lesão no joelho, a equipe derrotou o Metz, da França, por 30 a 26, e chegou a sete pontos (três vitórias e um empate).

Giulia Guariero

O Granollers, da Espanha, time da brasileira Giulia Guariero, que marcou quatro gols, estreou com vitória na Copa Europeia de handebol feminino, terceira competição continental em ordem de importância, atrás da Champions League e da Liga Europeia. A equipe derrotou o Alavarium, de Portugal, fora de casa, por 38 a 19. Os dois times voltam a se enfrentar neste domingo para definir quem passa para a próxima fase.

Ana Paula Rodrigues

Pela Copa da França, Ana Paula Rodrigues marcou quatro gols na vitória de 43 a 19 sobre o St. Junien. Foi a partida de estreia na competição da equipe da brasileira, que está no Grupo E, composto também por Merignac, Beglais e Celles.

Patrícia Matieli

Pelo Campeonato Polonês de handebol feminino, Patrícia Matieli teve 100% de aproveitamento ao marcar quatro gols em quatro arremessos na vitória do MKS Zaglebie Lubin fora de casa por 36 a 26 sobre o Ruch Chorzow. O time da brasileira lidera a competição com 12 pontos, empatado com o MKS Perla Lublin, de Jaqueline Anastácio.

Rogério Moraes

Quem também está na liderança na Hungria é o Vezprém, time do pivô Rogério Moraes, que chegou a oito vitórias em oito jogos na competição. Neste sábado, o resultado positivo foi contra o Gyöngyös, fora de casa, por 35 a 25. O jogador brasileiro marcou apenas uma vez na partida.

Brasileiros na Espanha

Pela Liga Asobal, o Campeonato Espanhol de handebol masculino, o destaque individual foi Arthur William, que marcou sete gols em nove arremessos, mas sua equipe, o Guadalajara, foi derrotada por 26 a 25 pelo Benidorm, do brasileiro Ferrugem, que defendeu 11 dos 35 arremessos que foram feitos contra ele.

Já o Logroño contou com muita contribuição brasileira para vencer o Villa de Aranda por 25 a 21. Rudolph marcou quatro vezes, enquanto Gabriel Ceretta e Oswaldo fizeram dois cada. Já o goleiro Rangel foi o que teve o melhor desempenho no duelo com quatro defesas em 12 arremessos. Pelo time perdedor, Matheus Lennon balançou a rede cinco vezes, enquanto Guilherme Leonel fez apenas um gol.

Pelo Campeonato Espanhol feminino, Priscila Santos marcou duas vezes, mas não evitou a derrota do San José Obrero para o Aula Valladolid por 31 a 24.

Mais em Handebol