Siga o OTD

Handebol

Com grande virada, Chiuffa vai à final da Copa da Romênia

Em sábado agitado no handebol europeu, equipe de Chiuffa vira no segundo tempo e decidirá amanhã a taça; Na Espanha, legião de brasileiros marca 30 hgols somados

Chiuffa
Fábio Chiuffa foi o destaque brasileiro no handebol europeu nesse sábado (Instagram/chiuffa)

Quem gosta de acompanhar os brasileiros no handebol europeu teve uma tarde e tanta nesse sábado (12). Os jogadores do Brasil movimentaram a rodada na Romênia, Espanha, Portugal e Eslovênia. Destaque para Fábio Chiuffa, importante na vitória de virada de sua equipe na semifinal da Copa da Romênia e para os 30 gols marcados pela legião verde-amarela que joga no Campeonato Espanhol masculino.

+ Na Champions, empate entre Duda Amorim e Chana

O Olimpíada Todo Dia preparou um breve resumo com a atuação dos brasileiros nos quatro países nessa tarde. Confira!

Virada incrível leva Fábio Chiuffa à final

Pelo Final Four da Copa da Romênia, adiada no início do ano por conta da pandemia, o Drobogea Sud, do ponta Fábio Chiuffa, protagonizou uma virada espetacular para cima do Timisoara.

Após estar perdendo por 10 a 6 no intervalo, o Dobrogea Sud foi para cima, acelerou o ritmo na defesa e começou a virar o placar. Aos 21 minutos do segundo tempo, o time do brasileiro passou pela primeira vez a frente e nunca mais viu o adversário chegar. No final, 24 a 20 e vaga na final pela terceira vez na história da equipe.

Chiuffa teve papel fundamental nos contra-ataques e anotou cinco gols, sendo o vice-artilheiro do time. A final ocorre amanhã, às 12h do horário de Brasília, diante do Dínamo Bucareste.

Em sábado movimentado no handebol da Europa, Fábio Chiuffa faz cinco gols e Dobogrea Sud vira na semi da Copa da Romênia; Na Espanha, 30 gols brasileiros
Fábio Chiuffa disputará a final da Copa da Romênia nesse domingo (13) (Instagram/chiuffa)

1, 2, 3… 30!

A legião de brasileiros que atua no Campeonato de handebol masculino balançou as redes 30 vezes nesse sábado. Léo Dutra foi o maior goleador brasileiro do dia. Na vitória do Cuenca, sua equipe, diante do Sinfín por 30 a 24, o jogador anotou nove gols. Companheiro de equipe de Léo, Thiago Ponciano também contribuiu com três anotações.

Léo Dutra com a camisa do Cuenca (Instagram/Leodutra)

Matheus Lennon foi outro que foi bem nessa tarde espanhola. O jogador balançou as redes sete vezes, mas não evitou a derrota de seu time, o Ceres, para o Ademar León por 33 a 25.

Jogadores com A

A rodada foi boa para os brasileiros que tem nomes iniciados com a letra “A”. Alexandre Pozzer fez cinco gols no empate de 24 a 24 do Puerto Sagunto com o Benidorm, do goleiro Leonardo Ferrugem. Já Arthur Pereira fez três dos 22 gols do Quabit Guadalajara, mas a equipe saiu de quadra com a derrota por 25 a 22 para o Viveros. Por fim, Arthur Patrianova marcou três gols na vitória do Valladolid diante do Huesca, de Rodrigo Quost, por 35 a 25.

Classificação

O Campeonato é liderado pelo poderoso Barcelona de Haniel Langaro e Thiagus Petrus, que jogou na sexta-feira e venceu. Dos cinco primeiros colocados, quatro possuem brasileiros no elenco.

Classificação do Campeonato Espanhol Masculino (reprodução/Liga Asobal)

Mulheres são discretas

Entre as mulheres, Isabelle Medeiros foi a vice-artilheira de sua equipe, o Málaga, na vitória por 35 a 18 sobre o Barakolo. A jogadora marcou quatro vezes. Já Mariane Cristina marcou dois gols na vitória do Bera Bera para o Arrecife por 37 a 22. As duas equipes ocupam, respectivamente, a terceira e a segunda colocação do grupo A do Campeonato Espanhol de handebol feminino.

No grupo B, o líder é o Granollers, de Giulia Guarieiro, que estreou ontem com vitória.

Dois jogos e duas vitórias

Em partida válida pela segunda rodada do Campeonato Eslovaco de handebol masculino, o Tatra Presov, dos brasileiros Guilherme Linhares, Pedro Pacheco e do goleiro Marcos Vinicios Colodeti, venceu a segunda em dois jogos e permaneceu na liderança da competição. O time bateu o  Považská Bystrica pelo placar de 28 a 17. Linhares contribuiu com quatro gols e foi o vice-artilheiro da partida.

Sem vitórias em Portugal

Pela primeira rodada do Campeonato Português de handebol masculino, nenhum dos três brasileiros em ação saiu com a vitória. O Vitória de Setúbal, de Pedro Martins, até chegou perto, mas acabou empatando sua partida contra o Maia Ismai em 23 a 23.

 Já o recém chegado a Primeira Divisão portuguesa San Joanense, time do goleiro Lucas Santana, do pivô Jefão, e dos laterais Vinícius Panda, Bruno Saurin, Danilo Vasques e Anderson Silva acabou perdendo por 29 a 25 diante do Artística Avanca.

Mais em Handebol