Siga o OTD

Handebol

Coronavírus deixa Romeno sem data para início da temporada

Raul Nantes e Henrique Teixeira, do CSM Bucarest, e Larissa Araújo, que defenderá o CS Minaur Baia Mare comentaram sobre o cenário em que estão vivendo

Henrique Teixeira - CSM Bucareste Romeno de Handebol Masculino
Henrique Teixeira é um dos brasileiros que vivem o contexto de incertezas (Divulgação/CSM Bucaresti)

Não se sabe quando e como a bola começará a voar pelas quadras da Romênia. Programada para 19 de agosto, o início da temporada 2020/2021 do Romeno de handebol teve a data para o começo adiada e, segundo os atletas brasileiros no país, não há um dia certo para o começo. 

Se fosse mantida a data original, o Romeno de handebol masculino seria o primeiro campeonato da modalidade a retornar para 2020/2021. Contudo, o aumento de número de casos de coronavírus mudou o cenário de forma completa. 

A reportagem do Olimpíada Todo Dia entrou em contato com três atletas brasileiros que atuam por lá e tentou entender o que aconteceu no país para que o torneio não tivesse uma data confirmada para o início. 

Raul Nantes e Henrique Teixeira, que jogam pelo CSM Bucarest, e Larissa Araújo, que defenderá o CS Minaur Baia Mare em 2020/2021, comentaram sobre o cenário para a volta das atividades. 

Romeno de Handebol RAUL NANTES DINAMO BUCARESTE
Raul Nantes chegou para o CSM Bucaresti para 2020/2021 (Divulgação/Dinamo Bucaresti)

+ Mayssa lesiona joelho e não disputa finais da Copa da Rússia

Pré temporada interminável 

O coronavírus trouxe alguns novos cenários para os atletas. Um deles é um que sem data de início da temporada, a pré não tem data para terminar. No caso de Raul Nantes a situação é ainda mais atípica. 

“Eu comecei a pré-temporada em 22 de junho com o meu ex-clube. Ainda tinha contrato com eles e existia a possibilidade de retornar a temporada de 2019/2020, o que não aconteceu. Atualmente estou em treinamentos com o CSM Bucaresti, mas está muito diferente. Começou forte, mas tiveram que mudar o cronograma, estamos tendo fins de semana totalmente livre, o que é raro para o período. Jogamos dois amistosos e temos programados mais dois, mas não sabemos quando vai ter jogo mesmo”. 

+ Novato no Barça, Haniel exalta liderança de Thiagus Petrus

Henrique Teixeira também comentou sobre a incerteza do início da temporada no Romeno de handebol. “O início estava previsto para a segunda quinzena de agosto, mas os casos aumentaram e a federação adiou, em um primeiro momento, em um mês. Os times não sabem muito mais, porque depende muito do aumento de casos, e não se sabe como e quando será o início”,

início da temporada romeno de handebol
Henrique Teixeira é um dos líderes da seleção brasileira masculina (CBHB)

Alternativas?

Mesmo sem ter a divulgação de maneira oficial, a federação romena tem trabalhado com algumas opções para que a temporada se inicie.

+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NOINSTAGRAM E NO FACEBOOK

“É muito incerto ainda. Não é muito falado, mas já pensaram em criar algumas alternativas, criar umas bolhas como na NBA, mas não se sabe se os clubes vão ter como arcar com isso ou se a federação vai ajudar. É complicado isso, mas ainda não se sabe. Queria poder falar quando vamos jogar mas eu não sei”, comenta Raul Nantes.

+ Abertura da Champions League terá Mayssa, e Duda versus Chana 

“Eles têm trabalhado com algumas alternativas. Pensaram em reunir quatro ou cinco equipes e elas jogarem entre si durante um espaço de dias e depois os times ficariam cerca de 20 dias sem partidas, mas não é confirmado ainda. A ideia, nesse sentido, era diminuir as viagens, mas está incerto por conta do vírus”, acrescentou Henrique Teixeira.

E o feminino? 

Se o cenário para o masculino é incerto, no feminino também. Apesar de também ter começado a pré-temporada com o clube, Larissa Araújo foi extremamente sincera ao responder o contato do Olimpíada Todo Dia ao ser questionada sobre a temporada. “Olha, o que eu posso falar é que está tudo mega indefinido ainda aqui”.

Larissa Araújo Handebol Romênia Coronavírus Romeno de handebol início da temporada
Larissa Araújo vai para a primeira temporada no CS Minaur Baia Mare
(Madalina Donose/CSU Cluj Napoca)

Segundo as datas oficiais divulgadas pela federação, o Romeno de handebol feminino começará neste fim de semana e o CS Minaur Baia Mare, de Larissa Araújo, joga fora de casa, com o Zalau.

Mais em Handebol